23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

EM ALERTA MAXÍMO: Rios do Acre apresentam sinais de vazante e Defesa Civil monitora

Atualizada em 02/01/2025 16:20

A Defesa Civil do Estado do Acre divulgou nesta quinta-feira, 2, um boletim sobre a situação dos principais rios que cortam o estado. Segundo o coordenador do órgão, coronel Carlos Batista, os níveis hídricos indicam processo de vazante. O gestor também destaca a importância da colaboração entre as autoridades municipais e estaduais para garantir que as medidas preventivas sejam implementadas com eficácia.

“Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá apresentou uma vazante de 12 centímetros nas últimas 24 horas; a cota atual lá é de 8 metros e 13 centímetros. Da mesma forma, em Tarauacá, o Rio Tarauacá baixou um centímetro de ontem para hoje e está na cota de 4 metros e 78 centímetros. Em Manoel Urbano, o Purus baixou 8 centímetros nas últimas 24 horas, e a cota atual é de 5 metros e 96 centímetros. Já em Sena Madureira, o Iaco baixou 12 centímetros no mesmo período, com uma cota bem alta no momento, de 8 metros e 6 centímetros. Aqui na bacia do Rio Acre, todas as cidades na extensão do Rio, desde Assis Brasil até Rio Branco, também registraram vazante. Em Rio Branco, a cota agora é de 6 metros e 69 centímetros, e continua apresentando sinal de vazante”, detalha.

O movimento de descida no nível das águas é um reflexo positivo para as regiões que recentemente enfrentaram riscos de enchentes devido às chuvas intensas. Apesar da tendência de vazante, a Defesa Civil permanece em estado de monitoramento constante para evitar surpresas e garantir a segurança das comunidades.

A população ribeirinha, em especial, tem mantido contato direto com as autoridades para realizar atualizações diárias sobre as condições hídricas. Além disso, as equipes técnicas continuam orientando as comunidades sobre a importância de estarem preparadas para possíveis emergências.

Com a previsão de estabilidade nas próximas semanas, espera-se que o nível dos rios continuem a baixar gradativamente, reduzindo o impacto para as regiões afetadas e proporcionando maior tranquilidade para a população.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Governo do Acre e Prefeitura de Feijó firmam parceria para implantação de novo campus do Ifac no município

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco é parceira na edição internacional do Acre Race

Jamile Romano

Prefeitura vai plantar grama amendoim forrageiro no canteiro central da Av. Ceará

Marcio Nunes

Com apoio do governo, Movimento Acreano de Pessoas em Situação de Rua inicia programação comemorativa

Raimundo Souza

Defesa Civil e Bombeiros discutem plano para desastres hidrológicos em Rio Branco

Marcio Nunes

Abril começa com tempo instável e possibilidade de chuva no Acre

Jamile Romano