24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Eleitor não pode entrar na cabine de votação com celular, diz TRE-AC

Se alguém ainda tem dúvidas se pode entrar na cabine de votação com celular, a resposta é NÃO. Não pode. Isso porque o voto é sigiloso, portanto, não é permitido ir até a urna eletrônica com qualquer aparelho que possa quebrar esse sigilo. Essa proibição existe para garantir a liberdade de escolha do eleitor e evitar compra de votos, onde o pagante exige uma “prova” para o cidadão.

🚫A regra é clara: na cabine de votação, é proibido à eleitora ou ao eleitor portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados.

📖Está na lei, viu? A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) prevê essa vedação, que consta também na Resolução 23.736/24, específica sobre os atos gerais do processo eleitoral para o pleito municipal de 2024.

Como é na prática?

Caso você entre na seção eleitoral com algum desses equipamentos, antes de ir à cabine de votação e ter acesso à urna, é preciso:

  • 📴Desligar o aparelho;
  • 📥Depositá-lo em local indicado pelos mesários, que ficarão responsáveis por ele;
  • 📤Após a votação, recolher o equipamento e demais objetos que tenha deixado.

E se eu for usar o e-Título no celular para me identificar? 

📵Vale o mesmo! Você entra na seção com o celular na mão e apresenta para os mesários o seu e-Título para identificação (só se estiver com foto, ok?). Então, ao chegar a sua vez de ir à cabine, você deverá deixar o aparelho desligado no local indicado. Ao concluir a votação, você retorna à mesa receptora, recolhe o seu aparelho — e outros documentos, se for o caso — e recebe o comprovante de votação.

Atenção! Se a pessoa se recusar a deixar o aparelho no local indicado pelos mesários, ela não será autorizada a votar. Se a situação sair do controle, a força policial poderá ser solicitada. Em algumas seções, onde houver necessidade, poderão ser utilizados detectores portáteis de metal para impedir o uso desses equipamentos eletrônicos na cabine de votação.

🦻É claro que há exceções. Como pessoas com deficiência que utilizam recursos de tecnologia assistiva, como aparelhos auditivos. Elas têm direito de levá-los consigo para a cabine de votação.

📝Lembre-se! É permitido levar para a cabine de votação a colinha eleitoral (em papel) com os números dos candidatos escolhidos, ok?

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Transferido com apoio do Estado, bebê recebe alta da UTI e deve retornar ao Acre nos próximos dias

Raimundo Souza

Últimos dias para convocados na modalidade Urbana do CNH Social apresentarem documentos

Kevin Souza

Ministério da Saúde reajusta bolsa do Mais Médicos em 8,4%

Marcio Nunes

Baixo nível do Rio Acre acende alerta sobre possível novo evento climático extremo em menos de 1 ano

Jamile Romano

Saúde Itinerante Especializado em Neuropediatria atende crianças na Vila do Incra, em Porto Acre

Raimundo Souza

Luto em Rio Branco: Josimar Coelho, uma Vida Dedicada ao Progresso e à Cidade, Parte Deixando um Legado de Ética e Amor

Raimundo Souza