25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Eleição no MPAC: Cinco Candidatos Disputam Vagas na Lista Tríplice para Procurador-Geral de Justiça

Publicado em 15/11/2025

Foto: Reprodução do MPAC

A próxima terça-feira, 18 de novembro, será um dia crucial para o Ministério Público do Acre (MPAC). Os membros da instituição irão às urnas eletrônicas para definir a lista tríplice de candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça. Cinco nomes estão na disputa, buscando as três vagas que serão submetidas à escolha final do governador Gladson Cameli.

Os Candidatos

A eleição conta com a participação de três procuradores de Justiça e dois promotores, refletindo a diversidade de quadros do MPAC:

  • Procurador de Justiça Cosmo Lima de Souza

  • Procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque

  • Procurador de Justiça Álvaro Luiz Araújo Pereira

  • Promotor de Justiça Glaucio Oshiro

  • Promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório

Detalhes do Processo Eleitoral

A Comissão Eleitoral, liderada pela procuradora Rita de Cássia Nogueira Lima, finalizou os preparativos para garantir a lisura e a eficiência do pleito.

Na última sexta-feira, 29 de outubro, foram realizados os ajustes finais do processo. Entre as providências adotadas, destacam-se:

  • Alinhamento de Procedimentos: Revisão e confirmação dos procedimentos no Sistema Votus, software utilizado para a votação eletrônica.

  • Colégio Eleitoral: Confirmação da lista de 88 membros aptos a votar.

  • Instruções de Acesso: Organização do envio das instruções necessárias para o acesso à votação eletrônica.

No dia da eleição, as instruções de acesso serão encaminhadas aos membros do MPAC pontualmente às 7h.

A Comissão Eleitoral se reunirá mais cedo, às 6h30, para liberar o sistema e realizar a emissão da zerésima, comprovando que não há votos registrados antes do início oficial da votação. Relatórios parciais do pleito serão divulgados ao longo do dia, mantendo a transparência do processo.

A Escolha Final

O resultado da votação interna definirá os três candidatos mais votados. Estes formarão a lista tríplice que será encaminhada ao chefe do Poder Executivo estadual, o governador Gladson Cameli.

Cabe ao governador a prerrogativa constitucional de escolher um dos três nomes indicados pela carreira para o comando do Ministério Público do Acre no próximo biênio.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Internet virou “campo minado” para crianças e jovens, diz especialista

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza recebe título de Cidadã Senamadureirense

Jamile Romano

Acre reduz em 73% o número de focos de queimadas em julho

Marcio Nunes

Forças de fiscalização firmam cooperação técnica para combater transporte clandestino em Rio Branco

Jamile Romano

Programa Move Mais Vendas do Sebrae qualifica 48 pequenos negócios no Acre

Marcio Nunes

Lula indica Jorge Messias, advogado-geral da União, para vaga de Barroso no STF

Raimundo Souza