30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Educação utiliza software para otimizar gestão da alimentação escolar

Atualizada em 14/02/2025 09:28

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar (Deane), utiliza o Software de Gestão da Alimentação Escolar (AEI) para otimizar o gerenciamento da merenda nas escolas. A ferramenta permite desde o controle de estoques e a distribuição de alimentos até o planejamento de cardápios e o acompanhamento nutricional dos alunos.

O AEI automatiza processos essenciais, como a elaboração de cardápios saudáveis, fichas de preparo, listas de compras, gerenciamento e aprovação de pedidos, além do armazenamento de alimentos. O sistema também realiza testes de aceitabilidade e monitora o perfil nutricional dos estudantes, contribuindo para a oferta de refeições equilibradas.

Para garantir o reabastecimento adequado da merenda, é fundamental que gestores e responsáveis mantenham o sistema sempre atualizado. O registro correto e diário das informações evita falhas na execução dos cardápios e assegura uma distribuição eficaz dos alimentos aos alunos.

Leonardo Costa, responsável pelo AEI, orienta os gestores sobre o uso correto da ferramentra para otimizar a alimentação escolar. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“É extremamente importante manter o sistema alimentado. Se, por algum motivo, a equipe da escola tiver dificuldades para registrar as informações, nós, da Merenda Escolar, estamos disponíveis para ajudar. Podemos ir até a escola ou oferecer suporte remoto por videoconferência”, explicou Leonardo Costa, técnico responsável pelo sistema AEI.

O software também está disponível na versão aplicativo para dispositivos Android, facilitando a gestão dos estoques. Com uma interface intuitiva, o app permite o registro de recebimentos e baixas no estoque mesmo sem conexão com a internet. Quando utilizado offline, os dados são armazenados e enviados automaticamente assim que a conexão for restabelecida.

A gestora Cristina Araújo destaca como o uso correto da AEI facilita a gestão da merenda escolar e melhora o trabalho da equipe. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para Cristina Araújo, gestora da Escola Ramona de Castro, o sistema tem sido um grande aliado: “O AEI facilita muito o trabalho nas escolas. Algumas funções exigem mais atenção, como o lançamento de produtos em gramas, quilos ou litros, mas seguimos os procedimentos corretamente. As merendeiras anotam todos os produtos utilizados, e nós lançamos no sistema. Se usarmos a ferramenta de forma adequada, tanto a escola quanto o Departamento de Alimentação Escolar ganham em eficiência”.

Inicialmente implantado em Rio Branco, o AEI será expandido para todas as regionais do estado ainda em 2025.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

MPAC, Procon e PM realizam ação no comércio sobre os perigos do cerol e linhas chilenas

Jamile Romano

Governo homologa matrículas de candidatos ao curso de formação de agente de polícia penal

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco contribui para a ressocialização de pessoas em situação de vulnerabilidade social

Marcio Nunes

Encadear Summit reúne empresários do setor de supermercados de Rio Branco no Sebrae

Marcio Nunes

Nota pública sobre cancelamento do show do cantor Wanderley Andrade

Raimundo Souza

Alunos acreanos recebem medalhas da 4ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Jamile Romano