22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Educação promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com programação diversificada no Dom Bosco

Publicado em 21/08/2025

O Centro de Ensino Especial Dom Bosco, em Rio Branco, iniciou nesta quinta-feira, 21, a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e combater o preconceito e a discriminação. A agenda segue até a próxima quinta-feira, 28, com apresentações culturais, serviços de saúde e ações voltadas para a valorização da diversidade e a garantia de direitos.

A abertura do evento reuniu estudantes, professores, famílias e convidados, com apresentações das bandas da Polícia Militar, do Colégio Militar e da fanfarra formada por alunos do próprio centro. Também foi realizada a exposição de recursos de acessibilidade, que incluiu salas de recursos, estimulação precoce e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para jovens e adultos.

Na sexta-feira, 22, a programação será voltada para a área da saúde, com serviços de aferição de pressão arterial, testes rápidos, exames de glicemia, orientações de saúde bucal e consultas oftalmológicas, realizadas em parceria com a clínica do médico Paulo Veloso.

A Semana reforça o compromisso com a inclusão social, o respeito às diferenças e a construção de políticas públicas que assegurem cidadania para todos.

Alunos do Dom Bosco participam das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A gestora do Dom Bosco, professora Valéria Daniel, ressaltou a relevância da data e a abrangência das atividades.

“A programação foi pensada para envolver toda a comunidade. Temos exposições de trabalhos, ações de saúde e oficinas pedagógicas que não apenas valorizam nossos estudantes, mas também contribuem com a rede regular de ensino, já que muitos dos materiais produzidos aqui são utilizados por outras escolas”, explicou.

No dia 28, quinta-feira, a comunidade escolar receberá a visita do grupo Medilhaço, da Universidade Federal do Acre (Ufac). Formada por estudantes de Medicina, a liga acadêmica utiliza a palhaçaria e a arteterapia para levar alegria, bem-estar e acolhimento a diferentes públicos, promovendo leveza e humanização por meio de intervenções lúdicas.

Gestora Valéria Daniel destaca a importância da programação voltada à inclusão e valorização dos estudantes. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para a professora Leandra Souza Jorge, a Semana Nacional é uma oportunidade de dar visibilidade às potencialidades dos alunos.

“Esse é um momento de celebrar, de mostrar a diversidade, o trabalho dos professores e a capacidade de desenvolvimento dos nossos alunos. A comunidade é convidada a conhecer de perto nossa rotina e o trabalho pedagógico que realizamos”, destacou.

Professora Leandra Souza Jorge fala sobre o trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos no Centro Dom Bosco. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O estudante Wellington dos Santos Martins também compartilhou sua experiência.

“Eu estou muito feliz em participar. A escola me acolheu desde pequeno, quando ainda havia muito preconceito. Aqui eu aprendi, cresci e quero retribuir ajudando no futuro, quem sabe como professor ou gestor. Para mim, o Dom Bosco é como uma família”, disse emocionado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Obras para conter desbarrancamento na região da passarela Joaquim Macedo tem inicio prejudicado por causa das chuvas

Marcio Nunes

Acre tem maior variação do país no volume de serviços nos três primeiros meses do ano, aponta IBGE

Jamile Romano

Assistência Social e Direitos Humanos do Estado leva informação preventiva para o Carnaval da Família, em Rio Branco

Raimundo Souza

No Juruá, Samu disponibiliza canal de atendimento via WhatsApp para comunidades do interior e ribeirinhas

Jamile Romano

Governo do Acre anuncia realização de reunião técnica para enfrentamento da cheia

Jamile Romano

Pai de biomédico faz declaração ao filho morto em acidente: “Você fechou os olhos e alguém voltou a enxergar”

Jamile Romano