24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Educação promove formação sobre relações étnico-raciais para professores da rede estadual

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realizou, na sexta-feira, 26, uma formação voltada para a temática das relações étnico-raciais, com professores da Escola Estadual Zuleide Pereira de Sousa, em Rio Branco. O encontro integra a agenda de formações continuadas que a pasta vem desenvolvendo ao longo do ano.

Formação reuniu corpo docente da escola Zuleide Pereira. Foto: Dayana Soares/SEE

De acordo com uma das responsáveis pela ação, a assessora pedagógica da Divisão de Educação em Direitos Humanos e Diversidade, Queila Batista, a iniciativa busca fortalecer o diálogo entre currículo e práticas pedagógicas, valorizando a identidade dos estudantes. “Nosso objetivo é contribuir para que a escola se torne um espaço mais consciente e inclusivo”, destacou.

A formação ajuda os professores a compreenderem como inserir a temática nas disciplinas sem interromper o andamento das aulas, já que os conteúdos são analisados a partir do currículo do ensino fundamental e médio. Também são discutidas práticas pedagógicas para que o tema do racismo seja tratado de forma positiva, refletindo na valorização da identidade dos alunos negros.

Assessoras da Divisão Educação em Direitos Humanos e Diversidade da SEE ministraram a formação. Foto: Dayana Soares/SEE

Segundo a assessora, o trabalho tem alcançado diferentes escolas da rede estadual e seguirá até novembro. As formações são realizadas diretamente nas unidades de ensino, em diálogo com os grupos de professores. Nesta etapa, o foco está nos anos finais do ensino fundamental, com a previsão de ampliar, no próximo ano, para os anos iniciais e também para o ensino médio.

Para a professora de história Mirla Melo, que atualmente atua no Atendimento Pedagógico Domiciliar da escola, a formação é uma oportunidade de atualização e reflexão coletiva.

Formações sobre a temática continuam até novembro nas unidades de ensino. Foto: Dayana Soares/SEE

“Achei excelente a iniciativa, principalmente porque muitos professores ainda têm dificuldades em lidar com certos conceitos. A temática das relações étnico-raciais é transversal e deve ser trabalhada o ano inteiro. Formações como esta são essenciais para fortalecer a prática pedagógica e enriquecer o trabalho em sala de aula”, afirmou a professora.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado

Raimundo Souza

Avenida Paulista tem manifestação contra a escala 6×1

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco leva apoio a ribeirinhos na zona rural da capital

Jamile Romano

Com apoio do Estado, 8º “Iê Vem Camará” é realizado no Horto Florestal

Raimundo Souza

Governo do Acre inicia planejamento de fortalecimento do terceiro setor na região do Juruá

Raimundo Souza

Brasil tem quase mil mortes por dengue em investigação

Marcio Nunes