25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Educação abre inscrições para seleção de agentes de governança territorial do Novo Pronacampo

Publicado em 08/10/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), abriu nesta terça-feira, 7, o processo seletivo simplificado para a função de agente de governança territorial, no âmbito do Novo Pronacampo – Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas.

As inscrições seguem até a próxima sexta-feira, 10 de outubro, e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do formulário disponível no link: Inscrição para agente de governança territorial.

Novo Pronacampo fortalece a Educação do Campo, das Águas e das Florestas, valorizando os saberes e modos de vida das comunidades tradicionais. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A seleção é promovida pelo Fórum Acreano de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Faecaf), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). O processo tem o objetivo de fortalecer a implementação das políticas educacionais voltadas às populações do campo e comunidades tradicionais.

“O Novo Pronacampo é uma política construída de forma colaborativa, com o propósito de garantir que os povos do campo, das águas e das florestas tenham acesso a uma educação de qualidade, que respeite suas identidades e modos de vida. Esse conjunto de ações busca fortalecer os sistemas de ensino, melhorar a infraestrutura das escolas, promover a formação de professores e assegurar materiais pedagógicos adequados às realidades locais”, explicou a chefe do Departamento de Educação do Campo, Maria Clara Siqueira.

No Acre, serão disponibilizadas 16 vagas, distribuídas entre as regionais do Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Envira e Juruá, contemplando municípios como Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e outros.

Política articula ações para ampliar o acesso à educação e qualificar a oferta nas escolas do campo, ribeirinhas e florestais. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Os agentes de governança territorial terão a função de articular e monitorar as ações da Educação do Campo, das Águas e das Florestas em seus respectivos territórios, estabelecendo contato com secretarias municipais, escolas, conselhos e movimentos sociais locais.

Requisitos e etapas

Para participar, o candidato deve ter vínculo com movimentos sociais, sindicais ou organizações do campo, ser residente no município da vaga pretendida e possuir curso superior, médio ou conhecimento tradicional reconhecido pela comunidade.

A seleção ocorrerá em duas etapas: análise documental e entrevista on-line via Google Meet. A lista de inscritos será divulgada no dia 13 de outubro, as entrevistas serão realizadas nos dias 14 e 15, e o resultado final será publicado em 16 de outubro, no perfil do Instagram do Faecaf: @forumeducampo.ac.

Inscrições para Agente de Governança Territorial seguem abertas até o dia 10 de outubro, de forma totalmente on-line. foto: Mardilson Gomes/SEE

Os selecionados receberão uma bolsa de fomento tecnológico e extensão inovadora no valor de R$ 1.430,00, financiada pelo CNPq/SECADI/MEC, conforme as diretrizes do Novo Pronacampo.

O processo é de caráter comunitário e visa ampliar o alcance da política nacional de educação voltada aos povos do campo, das águas e das florestas, fortalecendo o diálogo entre governo e sociedade civil na construção de uma educação inclusiva e territorialmente sustentável.

Novo Pronacampo

A Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo) reúne um conjunto integrado de ações voltadas ao fortalecimento da educação nas comunidades do campo, ribeirinhas e florestais. A iniciativa busca ampliar o acesso e qualificar a oferta da Educação Básica e Superior, melhorar a infraestrutura das escolas, promover a formação inicial e continuada de professores e disponibilizar materiais pedagógicos específicos.

Processo é de caráter comunitário e visa ampliar o alcance da política nacional de educação voltada aos povos do campo. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Articulada em regime de colaboração entre a União, os Estados, Municípios e o Distrito Federal, a política tem como propósito garantir o direito à educação com equidade, respeitando as identidades, culturas e modos de vida dos povos do campo, das águas e das florestas, em todas as etapas e modalidades de ensino.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo emite Nota de pesar pelo falecimento do empresário e publicitário Rodrigo Pires; confira

Jamile Romano

Clientes de baixa renda do Acre poderão ter até 6,89% de redução na fatura de energia 

Marcio Nunes

Gladson Camelí e Mailza entregam 450 títulos definitivos de terra em Porto Acre

Marcio Nunes

Governo decreta situação de emergência em Rio Branco e Feijó, em decorrência de áreas afetadas por erosão fluvial

Jamile Romano

Governo e Ministério Público realizam ação voltada para crianças em Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Com apoio do Conass, Estado finaliza projeto de criação da Escola de Saúde Pública do Acre

Raimundo Souza