25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Eduardo Ribeiro destaca homologação de concurso da Sefaz e ampliação do Ieptec

Na sessão desta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) celebrou a homologação do concurso da Secretaria de Fazenda (Sefaz) e destacou o avanço do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), que tem ampliado sua atuação na formação de jovens acreanos.

Convocação de aprovados na Sefaz

O parlamentar parabenizou o governador Gladson Cameli e o governo do estado pela homologação do concurso da Sefaz e reafirmou seu compromisso com os candidatos aprovados. Ele explicou que o governo está em diálogo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para garantir que as nomeações ocorram sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Nós queremos que vocês sejam chamados o quanto antes. O governo já está trabalhando para viabilizar essa convocação dentro da legalidade, pois sabemos que esses profissionais serão fundamentais para a arrecadação do estado e para o fortalecimento das políticas públicas”, afirmou Ribeiro.

Expansão do Ieptec e impacto na juventude

O deputado também destacou o crescimento do Ieptec, responsável por cursos profissionalizantes no Acre. Segundo ele, em 2022, a instituição atendia apenas seis municípios e cerca de 1.033 jovens. Já em 2024, o programa alcançou os 22 municípios do estado, beneficiando mais de 10.300 jovens, com projeção de chegar a 15.323 alunos até o final do ano.

“Esses números mostram a importância do Ieptec para a qualificação da nossa juventude, especialmente os jovens em situação de vulnerabilidade. A educação profissional é o caminho para um futuro melhor, e o estado tem o sonho de, quem sabe, criar uma universidade estadual no futuro. Esse trabalho é um passo importante nessa direção”, ressaltou.

O parlamentar também visitou recentemente o Instituto Socioeducativo (ISE) e destacou iniciativas como cursos de corte e costura voltados para a ressocialização de jovens internos.

“Eu acredito no futuro melhor através da educação. Ver esses jovens tendo acesso a qualificação profissional nos dá esperança. Fica aqui meu reconhecimento a todos os envolvidos nesse avanço”, concluiu Eduardo Ribeiro.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco promove capacitação sobre acolhimento e combate à discriminação

Marcio Nunes

Programa Opera Mama realiza novas cirurgias de reconstrução mamária para sobreviventes de câncer do Acre

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco intensifica trabalhos para garantir abastecimento de água e faz manutenção no Bosque

Marcio Nunes

Terremoto de magnitude 5,1 foi detectado em Marechal Thaumaturgo, interior do Acre

Marcio Nunes

Eduardo Velloso pede afastamento da câmara federal por 4 meses

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza seletiva de bandas gospel para o Festival da Macaxeira

Marcio Nunes