Atualizada em 08/02/2025 10:22
imagem: reprodução (UFAC)
Chegou ao fim an expectativa! Na noite de sexta-feira, 7, a Universidade Federal do Acre (Ufac) divulgou o edital de seleção para o curso de Medicina. Começam na próxima segunda-feira, dia 10, as inscrições para o processo seletivo, que se estendem até o dia 14 de fevereiro. Após a declaração da reitora Guida Aquino em uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, o edital com todas as informações sobre o processo seletivo foi publicado. (VEJA AQUI O EDITAL)
O processo seletivo será restrito a candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024. Os requisitos estabelecidos no edital serão distribuídos da seguinte maneira: dois pontos para a redação; três pontos para Ciências da Natureza; um ponto para Matemática, Humanidades e dois pontos para Linguagens.
A principal característica é a preservação do bônus regional, que será implementado com um acréscimo de 15% na pontuação final para os candidatos que cumprirem os requisitos. O benefício será concedido a alunos que finalizaram o Ensino Médio em instituições públicas ou privadas do Acre ou de áreas adjacentes. Ednaceli Damasceno, a pró-reitora de Graduação, esclareceu que o bônus tem como objetivo assegurar a inclusão de estudantes do Acre e diminuir as disparidades educacionais na seleção.
O processo de seleção disponibiliza 80 oportunidades para a graduação em Medicina, 40 para o primeiro semestre e 40 para o segundo semestre. As oportunidades serão alocadas entre candidatos oriundos de escolas públicas e os grupos com direito a cotas, tais como negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, incluindo postulantes com e sem bônus.
A alocação de vagas contempla 16 oportunidades para negros, pardos e indígenas com renda familiar per capita de até um salário mínimo, além de outras 16 para o mesmo grupo, independentemente da renda.
Cronograma do processo de seleção
Inscrições: de 10 a 14 de fevereiro
Início do período regular: 17 de fevereiro
Matrículas: de 20 a 24 de fevereiro
Segunda fase de verificação documental: de 10 a 13 de março
A reitora Guida Aquino esclareceu que a decisão do Conselho Universitário (Consu) de excluir o curso de Medicina do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve como objetivo manter o bônus regional. De acordo com ela, antes do bônus ser implementado, apenas quatro ou cinco estudantes do Acre se matriculavam no curso na instituição. Com a implementação da política de bônus, esse valor aumentou para quase 50%.
Ednaceli Damasceno, pró-reitora de Graduação, destacou que a Ufac está comprometida em assegurar que o curso de medicina esteja ao alcance de alunos de todas as proveniências e de todas as áreas do Acre. “Estamos empenhados em reduzir essa desigualdade em relação aos indivíduos que pertencem ao nosso Estado.” A nossa política de bônus, estabelecida no começo da gestão de 2018 e implementada em 2019, continuará a ser batalhada para que seja mantida todos os anos.