23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Economia Solidária gera oportunidades e promove a culinária cruzeirense no Carnaval Magid Almeida

Publicado em 02/03/2025

Festa carnavalesca aquece a economia, promove a culinária cruzeirense e ajuda a realizar projetos familiares. Foto: Marcos Santos/Secom

Todos os anos, a mais tradicional e maior festa popular do país é aguardada com boas expectativas por Maria Eunízia de Souza, uma empreendedora do ramo alimentício em Cruzeiro do Sul.

Numa das cem barracas da Economia Solidária do Carnaval Magid Almeida, erguidas na Praça Orleir Cameli, região central de Cruzeiro do Sul, ela usa o talento, na preparação dos salgadinhos e comidas típicas, e a dedicação para alcançar a satisfação do público. O aroma das comidas da culinária do Juruá atrai foliões para realizar aquele lanchinho antes do início da folia.

“Estamos com expectativas de superar as vendas do ano passado, porque trabalhamos e nos esforçando bastante. Durante o Carnaval, acordamos cedo e dormimos tarde, mas Deus sempre abençoa”, relata dona Nizi.

No restaurante da Nizi, como é conhecido seu espaço, as energias são recarregadas com o consumo de deliciosos pratos como carne de sol e na chapa, galinha picante, pirarucu e salgadinhos, iguarias que podem ser servidas com sucos naturais, produzidos a partir de polpas de frutas como laranja, maracujá, graviola e cupuaçu, todas encontradas em abundância nesta região do noroeste acreano.

Um esforço de mais de 30 anos, que tem valido a pena para dona Nizi e sua família. “Já realizei muitos sonhos com o dinheiro que faturo aqui [carnaval]. Neste ano, quero ajudar minha filha a subir no altar”, pontua.

Segundo a organização, cerca de 20 mil foliões devem passar pela Praça Orleir Cameli na abertura do Carnaval em Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Silva/Secom

Com apoio do Estado, o Carnaval de Cruzeiro do Sul, promovido pelo Município, inicia-se neste sábado, 1°, e se encerra na terça-feira, 4, com a promessa de atrair 80 mil foliões à Praça Orleir Cameli, com muito entretenimento, diversão e geração de oportunidades.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre institui Orçamento Climático para fortalecer políticas de mitigação e adaptação às mudanças do clima

Redacao

Com a atuação da frota da Energisa em 2024, seria possível dar mais de 120 voltas na Terra

Jamile Romano

Ancelotti classifica goleada como bom início de trajetória para Copa

Redacao

Dentista é condenado a pagar quase meio milhão por morte de 12 onças no Acre

Redacao

Estudantes do Colégio Militar Dom Pedro II, em Cruzeiro do Sul, representam o Acre na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Kevin Souza

Queda de ponte: corpo de criança de 11 anos é encontrado

Raimundo Souza