25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

EcoFlores reúne 150 empreendimentos do Brasil, Peru e Bolívia no Horto Florestal

A 9ª edição da EcoFlores, feira de economia solidária, popular e da agricultura familiar, inicia-se nesta quarta-feira, 5, a partir das 14h, no Horto Florestal, em Rio Branco. O evento reúne 150 expositores do Brasil, Peru e Bolívia, até o próximo domingo, 9, com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e realização da Central das Cooperativas de Empreendimentos da Economia Solidária (Unisol Brasil), do Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/Sescoop) e Rede Ecocidadania (Reaja).

Durante a abertura do evento, será realizado um seminário internacional com o tema “Promovendo a sustentabilidade social através da economia solidária, popular e agricultura familiar”, que visa fortalecer, divulgar e valorizar os empreendimentos produtivos por meio de políticas de desenvolvimento sustentável.

A feira é uma oportunidade de promover a sustentabilidade social, apresentando produtos e empreendimentos de diversos segmentos, incluindo a agricultura familiar, artesanato, jardinagem, alimentação, economia criativa, artistas plásticos, móveis, cerâmica e brinquedos.

Como ambiente de oportunidades, a organização do evento estima receber cerca de 20 mil visitantes durante os cinco dias do evento: “A feira serve como uma vitrine. Muitas pessoas que trabalham com a economia solidária usam esse ambiente para divulgar seu trabalho e passam, muitas vezes, o ano inteiro entregando encomendas feitas aqui neste espaço. A OCB se orgulha de apoiar eventos como esse”, disse o presidente do Sistema OCB/Sescoop-AC, Valdemiro Rocha.

Em apoio à feira, a Sete organiza detalhes da estrutura do evento e dá apoio à participação de empreendedores. Além disso, nesta quinta-feira, 6, a pasta promoverá uma oficina sobre o impacto ambiental de resíduos sólidos, a partir das 9h, no Horto Florestal.

“Estamos muito felizes em sermos parceiros de um evento que proporciona essa troca de experiências culturais e a promoção de negócios entre os participantes da economia solidária e o público em geral, algo que é fundamental para o fortalecimento do segmento, tanto na nossa região, como nos países vizinhos que participam da feira. É muito bom ver esse ambiente de oportunidades em mais uma edição da EcoFlores”, disse a diretora de Empreendedorismo da Sete, Bianca Muniz.

“Vamos falar um pouco da sustentabilidade, do fortalecimento das ações e políticas públicas e os empreendimentos que são os grandes protagonistas dessa festa. Então, estamos trazendo para a sociedade a importância da economia solidária, com a presença de empreendimentos de municípios do Baixo Acre e Alto Acre, e nossos países vizinhos, Peru e Bolívia. Convidamos todos para vir prestigiar”, disse o presidente da Unisol/AC, Carlos Omar da Silva.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre firma parceria para implantação de mais 80 hectares de sistemas agroflorestais no estado

Raimundo Souza

Governo e Prefeitura de Rio Branco levam Juntos pelo Acre para Ramal Vai se Ver, na Transacreana

Marcio Nunes

Governador projeta R$ 500 milhões em negócios durante a ExpoJuruá

Jamile Romano

Servidor do Estado contribui com livro que debate problemas e soluções para a Amazônia Legal

Marcio Nunes

No Acre, mulher terá que pagar aluguel pelo tempo que residiu em casa de idoso após término do relacionamento

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza manutenção preventiva na rede de abastecimento de água

Marcio Nunes