24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

“É possível triplicar produção agrícola do Brasil sem derrubar uma árvore”, diz Marina Silva

– A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta quarta-feira (12) que o Brasil pode triplicar sua capacidade de produção agrícola “sem derrubar uma árvore”. A declaração foi dada em entrevista ao programa “Bom dia, Ministra” após ser questionada sobre a conciliação entre desenvolvimento da produção agrícola e as demandas de uma nova ordem global sustentável.

Marina reforçou o papel do governo federal em liderar a construção de um novo pacto ambiental na reformulação de um modelo econômico e também das gestões locais de estados e municípios. Ela acrescenta que a preocupação com a sustentabilidade é também uma responsabilidade de todos os atores econômicos, e não só o setor agrícola.

A ministra também comemorou o êxito do governo Lula em reduzir em 50% o desmatamento da Amazônia, mas ressaltou que ainda é preciso avançar para preservação de outros biomas. Segundo ela, destruir biomas como Pantanal, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pampas equivale a destruir também nossa capacidade de produção.

Sobre as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul durante o mês de maio, Marina Silva afirmou que alertas disparados há décadas não foram ouvidos e ações de prevenção não foram executadas. Além disso, ela disse que a situação é resultado de uma “guerra entre o homem e a natureza”.Por fim, a ministra falou sobre o Plano Clima, programa que define estratégias nacionais para reduzir emissões de gases de efeito estufa, que causam o aquecimento global, e promover a adaptação aos impactos das mudanças climáticas. O plano, que vai guiar a política climática do país até 2035, está sendo elaborado por mais de 20 ministérios e terá diretrizes para todos os setores socioeconômicos.

 

[Brasil 247]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

TCU vai acompanhar impacto do mercado de bets na saúde e economia

Marcio Nunes

O álcool deixou uma marca muito grande na minha vida, diz Carolina Dieckmann

Raimundo Souza

Esquerda discute espaço para pautas identitárias e calcula riscos após derrotas nas urnas

Raimundo Souza

Por que o Dia dos Namorados é em junho no Brasil e em fevereiro no resto do mundo?

Jamile Romano

Gleisi defende Janja: Qual o problema ter assessoria para cumprir seu papel?

Raimundo Souza

Bolsonaro segue estável em UTI com recomendação de não receber visitas

Jamile Romano