28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

“É possível triplicar produção agrícola do Brasil sem derrubar uma árvore”, diz Marina Silva

Atualizada em 13/06/2024 09:26

– A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta quarta-feira (12) que o Brasil pode triplicar sua capacidade de produção agrícola “sem derrubar uma árvore”. A declaração foi dada em entrevista ao programa “Bom dia, Ministra” após ser questionada sobre a conciliação entre desenvolvimento da produção agrícola e as demandas de uma nova ordem global sustentável.

Marina reforçou o papel do governo federal em liderar a construção de um novo pacto ambiental na reformulação de um modelo econômico e também das gestões locais de estados e municípios. Ela acrescenta que a preocupação com a sustentabilidade é também uma responsabilidade de todos os atores econômicos, e não só o setor agrícola.

A ministra também comemorou o êxito do governo Lula em reduzir em 50% o desmatamento da Amazônia, mas ressaltou que ainda é preciso avançar para preservação de outros biomas. Segundo ela, destruir biomas como Pantanal, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pampas equivale a destruir também nossa capacidade de produção.

Sobre as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul durante o mês de maio, Marina Silva afirmou que alertas disparados há décadas não foram ouvidos e ações de prevenção não foram executadas. Além disso, ela disse que a situação é resultado de uma “guerra entre o homem e a natureza”.Por fim, a ministra falou sobre o Plano Clima, programa que define estratégias nacionais para reduzir emissões de gases de efeito estufa, que causam o aquecimento global, e promover a adaptação aos impactos das mudanças climáticas. O plano, que vai guiar a política climática do país até 2035, está sendo elaborado por mais de 20 ministérios e terá diretrizes para todos os setores socioeconômicos.

 

[Brasil 247]

Artigos Relacionados

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Jamile Romano

Desemprego sobe a 7,9%, mas é o menor para o 1º trimestre desde 2014

Jamile Romano

Zé Neto, da dupla com Cristiano, sofre acidente e é internado

Raimundo Souza

Educadores apoiam possível restrição ao uso de celulares nas escolas

Jamile Romano

Fala de Lula gera atrito com chefe da Anvisa, que faz carta aberta

Raimundo Souza

Isenção de IRPF para até R$ 5 mil pode dobrar número de beneficiados

Raimundo Souza