Imagem: reprodução contilnet
Na madrugada de domingo, 15, três indivíduos foram detidos durante um protesto de agricultores em Xapuri, no Acre. A Polícia Federal (PF) confirmou a informação, informando que as prisões foram efetuadas por grupos da Força Nacional e do Exército.
Os ativistas se opunham à “Operação Suçuarana”, realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que desde o começo de junho vem realizando a remoção de gado ilegalmente criado na Reserva Extrativista Chico Mendes. A ação provocou uma sequência de manifestações na área, incluindo interdições na BR-317 e tentativas de impedir o transporte dos animais confiscados.
A criadora de conteúdo digital Rose Ribeiro comentou em sua rede social sobre a detenção de seu irmão e de outras duas pessoas . De acordo com ela, os três foram detidos enquanto se opunham às ações de supervisão do Instituto.
O ICMBio destacou ainda, que antes das prisões, uma ponte localizada nas proximidades foi incendiada. Nos últimos dias, grupos de fazendeiros interditaram a rodovia em protesto contra a “Operação Suçuarana”.

