27.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Durante Encontro de Tribunais de Justiça da Amazônia Legal, vice-governadora destaca programas que levam a justiça para mais próximo da população

Atualizada em 13/04/2024 11:50
“Momento oportuno para discutir as situações dos TJs da Amazônia e pensar no fortalecimento de programas e projetos que leve a justiça mais próxima da população”, disse Mailza. Foto: Thais Karoline/Secom

A vice-governadora, Mailza Assis, participou nesta sexta-feira, 12, do 1º Encontro de Tribunais de Justiça da Amazônia Legal, evento sediado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), no Palácio da Justiça, em Rio Branco, que teve como tema: “Poder Judiciário na Amazônia: diálogos e cooperação para o bem servir”.

Participaram desembargadores dos Tribunais de Justiça dos sete estados do Norte, de Mato Grosso e ainda magistrados do Peru e da Bolívia.

O encontro, que conta com a parceria do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) e do Governo do Acre, tem como finalidade promover o intercâmbio de experiências e boas práticas funcionais e administrativas.

Presidente do TJAC e anfitriã do Encontro, desembargadora Regina Ferrari, classificou o 1º Encontro de Tribunais de Justiça da Amazônia Legal como um dia histórico. Foto: Thais Karoline/Secom

Na abertura, Mailza destacou que Tribunal de Justiça do Acre tem se destacado nas boas práticas de Justiça Restaurativa, por meio de projetos e ações, dentre eles o o Projeto Cidadão, que desde 1985 promove o acesso das pessoas em vulnerabilidade aos seus direitos; Programa Justiça Comunitária, conciliação nos juizados especiais, e mediação no ambiente escolar.

“Temos um tribunal referência em boas ações, que dá muita importância à justiça social. Daqui, hoje, saíram boas ideias, informações, para a gente melhorar a vida das pessoas. Fiquei muito feliz da representatividade, com muitas mulheres que ocupam essas posições de destaque. Momento oportuno para discutir as situações dos TJs da Amazônia e pensar no fortalecimento de programas e projetos que levem a justiça para mais próximo da população”, destacou.

Vice-governadora destacou as ações do TJ Acre e reforçou a parceria do Governo do Estado. Foto: Thais Karoline/Secom

A presidente do TJAC e anfitriã do Encontro, desembargadora Regina Ferrari, classificou o 1º Encontro de Tribunais de Justiça da Amazônia Legal como um dia histórico. “Temos o desafio de estarmos juntos para tratarmos e sempre estarmos em constante diálogo sobre o futuro da nossa prestação jurisdicional enquanto tribunais da Amazônia legal porque temos desafios e problemas comuns. Somos chamados a refletir sobre a nossa missão como guardiões da paz social em uma região vasta de superlativos, onde tudo é muito grande. Compomos 50% do nosso território brasileiro e temos o desafio de promover justiça de forma eficaz e equitativa em meio às particularidades e desafios amazônicos”, afirmou, reforçando que, neste cenário, a troca de experiência é crucial para o aprimoramento da prestação de serviços à sociedade.

A representante do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Milza Telma Cunha, falou dos desafios na Amazônia. “Somos um estado de dimensões continentais, com limitações tecnológicas e as dificuldades de locomoção são algumas das principais barreiras enfrentadas pelas populações ribeirinhas para acesso à justiça. Mas hoje saio na esperança de que essa união vai fortalecer a justiça e levar cidadania para quem mais precisa”, finalizou.

A programação do evento contou com apresentação de boas práticas pelos representantes dos tribunais de Justiça, a cooperação judiciária e a assinatura da Carta do Judiciário da Amazônia.

Presidentes de Tribunais de sete estados da Amazônia e Mato Grosso debateram ações para fortalecer a justiça em toda a região. Foto: Thais Karoline/Secom

Estavam presentes o presidente da Corte Superior de Justiça de Madre de Dios, no Peru, Adolfo Cayra, o presidente do Tribunal Departamental de Justiça de Pando, na Bolívia, Jorge Sotelo, magistrados, juízes da Corte de Justiça Acreana e demais autoridades.

Encontro contou com a presença de presidentes do Tribunais de Justiça do Peru e Bolívia. Foto: Thais Karoline/Secom

 

[Agência de Notícias do Acre] [Secom]

Artigos Relacionados

Em parceria com o Município, Estado realiza Campeonato de Games em Cruzeiro dos Sul

Raimundo Souza

Acre divulga linhas de pesquisas da 8ª chamada do programa Pesquisa para o SUS

Jamile Romano

No Acre vizinho é condenado por abusar do volume do karaokê na madrugada

Jamile Romano

Justiça estabelece que sala para atender pacientes críticos deve ser instalada no Bujari em 90 dias

Jamile Romano

Mulheres que inspiram: A trajetória por trás da padaria Baronesa

Marcio Nunes

MPAC recomenda que PMAC garanta redução de jornada a policiais com filhos com deficiência

Jamile Romano