22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

Donald Trump vai mostrando o real motivo do tarifaço contra o Brasil

Publicado em 28/07/2025

Supremo bon-vivant

O que mais se comenta nas rodinhas do Poder é que o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, não pode ver um jatinho da FAB que pula dentro. Não é exagero a brincadeira. Como um bon-vivant do Poder, nas asas do paternalismo que critica em palestras, Barroso teve um jato da Força Aérea à disposição entre 17 e 22 de julho em outro tour de eventos e passeios, no recesso do Judiciário. Decolou de Brasília, passou por São Luís, Lençóis Maranhenses, Fortaleza e Recife. Dia 18 palestrou em dois seminários com juízes na capital maranhense, segundo sua agenda oficial. Mas sumiu dias 19 e 20 – num desses, foi visto com a esposa num bar na turística Atins (Lençóis) onde, segundo blogs locais, desembarcou e decolou num helicóptero da PM. Já dia 21, em Fortaleza, visitou a seccional da OAB e palestrou para juízes. Na tarde seguinte, passou por dois encontros no Recife e retornou para Brasília. Em todos os trechos o avião transportou de 10 a 12 passageiros. Não é de hoje que Barroso “foge” para palestras e passeios. Em setembro passado, conforme revelou a Coluna, ficou dois dias e meio em Mendoza, terra dos vinhedos argentinos, com jato da FAB à disposição, para uma agenda oficial de meio dia. Levou seis caroneiros que, até hoje, nem o gabinete do ministro, tampouco o STF e a FAB, questionados pela LAI, responderam quem são.

O real motivo

Donald Trump vai mostrando o real motivo do tarifaço contra o Brasil – e não tem nada a ver com Jair Bolsonaro, como já citamos. É a geopolítica. O encarregado de negócios dos EUA na Embaixada no Brasil, Gabriel Escobar, disse a empresários e políticos que os americanos querem exclusividade na compra de minerais raros do solo brasileiro, como lítio, cobre e nióbio. É para a China que as minas daqui mais vendem os produtos.

Canetas do Poder

Enquanto o brasileiro sofre com a inflação acima da meta e o ministro da Fazenda não sabe de onde corta para segurar as contas, a Casa Civil do Palácio mandou comprar canetas metálicas personalizadas para a turma da CGU e da AGU – uma conta alta de R$ 200 mil. O agrado institucional virou motivo de investigação. O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) apresentou requerimento de informações ao ministro Rui Costa.

Brasil & Namíbia

Pedro de Castro da Cunha e Menezes será o novo embaixador do Brasil na Namíbia. Ministro de Segunda Classe do Itamaraty, ele dirige o departamento de Áreas Protegidas no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Inovação e Futuro

Maior Conferência Global de Tecnologia e Inovação do Mundo, o Rio Innovation Week 2025 deve levar 185 mil pessoas ao Pier Mauá, de 12 a 15 de agosto, com o  apoio da TurisRio. O encontro trará debates sobre futuro, tecnologia, negócios e impacto social. A expectativa é movimentar R$ 4 bilhões em negócios e gerar 22 mil empregos.

Cancelados

A plataforma Justiça Resolvvi esmiuçou dados da ANAC, de maio de 2024 e maio de 2025, e descobriu 40.653 voos cancelados no Brasil, com 5.162.931 passageiros afetados. Mais de 72% deles estavam nos cinco principais terminais internacionais do País. Guarulhos (SP) foi o que mais cancelou voos (9.934).

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Liberdade de expressão

Narciso Mendes

De pior a pior

Jamile Romano

Gladson Cameli apresenta oportunidades de negócios em evento empresarial na China

Antonio Muniz

Políticos da bancada do Rio de Janeiro suspeitam das 10 digitais do Secom do Planalto

Jamile Romano

idade média para ter o 1º filho poderá atingir os 31 anos em 2070

Leandro Mazzine

Sim ou não?

Jamile Romano