24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Do centro especializado ao Melhor em Casa, Sesacre celebra o Dia das Crianças com ações de cuidado e alegria em Rio Branco

Em alusão ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) promoveu, nesta sexta-feira, 10, ações especiais em benefício da saúde e do bem-estar infantil em Rio Branco.

No Centro Especializado em Reabilitação Frei Paolino Baldassari (CER III), foi realizado o Arraial do Dia das Crianças, com lanches, brincadeiras e atividades recreativas, proporcionando momentos de alegria e integração às crianças atendidas pelo centro.

O Programa Melhor em Casa levou fraldas, itens de higiene pessoal, brinquedos, roupas e doces para 15 crianças assistidas pelo programa em Rio Branco, reforçando o cuidado domiciliar e o acolhimento às famílias. Já o Hospital da Criança celebrou a data com a entrega de brinquedos, lanches e apresentações, garantindo um dia especial para os pequenos pacientes e seus acompanhantes.

Programa Melhor em Casa é uma iniciativa que garante continuidade do cuidado hospitalar no ambiente domiciliar. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

“A Secretaria de Estado de Saúde deseja um feliz Dia das Crianças a todas as crianças do nosso Acre. Que este seja um momento de alegria, carinho e celebração da infância. Expresso minha gratidão a todos os profissionais que se dedicam, diariamente, a cuidar com amor e compromisso dos nossos pequenos, e às famílias que confiam e acreditam no trabalho da Sesacre”, salientou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

A gerente-geral do CER III, Cínthia Brasil, destacou que o evento tem como objetivo promover um momento de lazer e acolhimento para as crianças atendidas e suas famílias. A ação também buscou valorizar o trabalho dos profissionais e fortalecer os vínculos entre pacientes, cuidadores e equipe, em um ambiente leve e inclusivo.

“Mais do que um dia de brincadeiras, essa é uma oportunidade de celebrar a vida, o cuidado e a superação de cada criança atendida no CER. É gratificante ver a alegria delas e perceber o quanto esses momentos fortalecem também as famílias e os profissionais que fazem parte dessa rede de cuidado”, afirmou Cínthia Brasil.

O Programa Melhor em Casa é uma iniciativa que garante a continuidade do cuidado hospitalar no ambiente domiciliar. Ele é voltado para pacientes que, após a alta hospitalar, permanecem acamados ou com limitações que os impedem de se deslocar até uma unidade de saúde.

Ações foram promovidas em benefício da saúde e do bem-estar das crianças. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A equipe multidisciplinar do programa, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais, realiza visitas periódicas, oferecendo atendimento integral e construindo um plano terapêutico singular para cada paciente, de acordo com suas necessidades.

“Hoje estamos levando um pouco de alegria e descontração para as crianças atendidas pelo Programa Melhor em Casa. São crianças acamadas, que dependem de sondas para alimentação e não podem sair de casa. Em alusão ao Dia das Crianças, levamos presentes e momentos de afeto, para proporcionar conforto e felicidade no ambiente onde elas vivem e são cuidadas”, destacou Janaina Linard, gerente de assistência do Programa Melhor em Casa.

Maria Isabel, de 11 anos, nasceu com paralisia cerebral e é acompanhada pelo Programa Melhor em Casa desde que recebeu alta do Hospital da Criança. Após um período de internação e uso de sonda gástrica, a menina passou a receber o atendimento da equipe multiprofissional em casa, o que tem garantido estabilidade no quadro de saúde e qualidade de vida para ela e sua família.

Maria Isabel, de 11 anos, nasceu com paralisia cerebral e é acompanhada pelo Programa Melhor em Casa. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

“Desde que a Maria Isabel começou a ser acompanhada pelo programa, ela nunca mais precisou ser internada. Quando sente qualquer desconforto, o médico vem, faz o atendimento e logo fica tudo bem. O cuidado que recebemos é maravilhoso. Nunca deixaram nada a desejar. Até digo que vou ficar triste quando ela tiver alta, porque o apoio da equipe faz toda a diferença”, contou Jucelice de Souza Frota, mãe de Maria Isabel.

Já no Hospital da Criança, a ação levou alegria e leveza ao ambiente hospitalar, transformando a rotina dos pequenos pacientes internados e fortalecendo o vínculo entre profissionais, crianças e familiares.

“Nosso principal objetivo é proporcionar um momento de descontração para as crianças internadas, suas famílias e toda a equipe do hospital. Esses momentos de lazer fazem parte do processo de recuperação, porque ajudam a reduzir a ansiedade e tornam o ambiente mais acolhedor. Mesmo as crianças que não puderam participar presencialmente receberam guloseimas e brindes, pois acreditamos que o cuidado também se expressa em gestos de alegria”, ressaltou Socorro Elizabeth de Souza, gerente geral do Hospital da Criança.

E as ações de Dia das Crianças continuam ao longo da próxima semana. Alunos do segundo período do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Norte (Uninorte) realizam o projeto “Pequenos Gigantes”, voltado para as crianças atendidas pela Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Rio Branco. No dia 16 de outubro serão entregues alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal para os pequenos e suas famílias.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

NOTA DE FALECIMENTO

Raimundo Souza

Desfile cívico-militar de 7 de setembro será realizado em frente ao Palácio Rio Branco

Kevin Souza

Procon divulga balanço da Operação Sonitus, contra comercialização de fogos de artifício com estampido

Marcio Nunes

Em Plácido de Castro, construção de ponte sobre o Igarapé Miterrari melhora acesso e escoamento no Ramal do Mucura

Marcio Nunes

No primeiro dia de campanha, Bocalom é recebido por multidão na Baixada da Sobral

Marcio Nunes

BR-364: Transacreana interrompe viagens de ônibus entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Jamile Romano