22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Do Acre para o Brasil: enfermeiro compartilha sua jornada em trabalho dedicado ao SUS

Publicado em 26/02/2025

Ramon Daniel Eleamen, natural de Rio Branco, Acre, descobriu sua vocação para enfrentar emergências em meio a crises. Em 2022, um incidente com múltiplas vítimas (IMV) em sua cidade o aproximou da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) – um programa do Ministério da Saúde que mobiliza profissionais para atuar em situações de urgência.

Na época, enquanto coordenava o núcleo de educação do estado, ele se inspirou na união dos profissionais e decidiu se inscrever. Em 2023, foi convocado para a missão Yanomami, em Roraima, onde vivenciou uma experiência intensa, trocando conhecimentos e fortalecendo laços com colegas de todo o Brasil.

“Venham com mente e coração abertos para aprender e ajudar”, convida o profissional de saúde, que, atualmente, trabalha na unidade de pronto atendimento (UPA) de sua cidade, atuando na parte semicrítica do centro de hidratação para pacientes com dengue, realizando atendimentos, coletas e administração de medicações.

Mesmo em uma realidade com menor incidência da doença do que em grandes centros, ele reconhece o valor do suporte oferecido pela Força Nacional, que reforça o atendimento local em momentos de fragilidade. “Nosso objetivo é doar-nos de verdade para salvar vidas. Quem tiver intenção, inscreva-se”, afirma o enfermeiro, ressaltando a importância do voluntariado e da dedicação que transcende fronteiras em prol do bem-estar de todos.

Desde o início do aumento dos casos de dengue que resultaram na necessidade de ações como a instalação de um centro de hidratação para atender pacientes com dengue em São José do Rio Preto (SP), equipes como a de Bruno têm sido enviadas para ajudar no atendimento em no local instalado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde local, do estado e Ministério da Saúde.

Bruno e os demais membros da equipe permanecem em São José do Rio Preto até o dia 1º de março. Se necessário, poderão estender sua estadia ou ser deslocados para outra região do país, pois o chamado para a missão não tem endereço fixo – é onde for preciso.

Edjalma Borges
Ministério da Saúde

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Unidade Penitenciária de Senador Guiomard recebe ações da 2ª Semana Nacional de Registro Civil

Jamile Romano

Educação debate direitos humanos durante segunda jornada pedagógica de 2025

Marcio Nunes

Governo do Acre realiza mais de 6 mil atendimentos e leva saúde especializada a comunidades isoladas e populações vulneráveis

Raimundo Souza

Capital acreana comemora 142 anos com obras que impactam na qualidade de vida dos rio-branquenses e marcos históricos na gestão de Gladson Cameli

Raimundo Souza

Transformação pela educação: idoso de 60 anos, ex-aluno da EJA, se destaca em concurso

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza reforça parceria com a Assembleia durante visita ao presidente da instituição

Marcio Nunes