23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Dnit intensificará notificação de dívidas de proprietários de veículos

Atualizada em 10/01/2024 10:42

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que vai reforçar as notificações de dívidas dos proprietários de veículos. Em nota, informa que “o procedimento é genuíno e não se trata de golpe”, e que elas não virão acompanhadas de boletos. “Os débitos devem ser consultados no Portal de Multas de Trânsito”, alerta o órgão.

A notificação será enviada aos endereços registrados pelo contribuinte no banco de dados da Receita Federal. Já o monitoramento dos veículos com débitos, que circulam nas rodovias federais, é feito por meio de radares.

O Dnit esclarece que a notificação enviada contém, em sua parte externa, o nome do proprietário do veículo (destinatário) e os contatos da autarquia (telefone e e-mail), e que na parte interna há informações de todos os autos de infração não quitados, além do prazo para pagamento. “É importante que o cidadão confira sempre o nome e o CPF ou CNPJ”, destaca o Dnit.

A notificação informa também sobre as medidas legais cabíveis que podem ser adotadas pelo departamento em relação ao inadimplente. Entre elas, a publicação do nome do devedor no Diário Oficial da União (DOU) e no Portal de Multas de Trânsito, sempre observando as regras previstas na Lei Geral de Proteção de Dados.

“Cidadão que não quita os débitos no prazo estipulado pode ser inscrito na Dívida Ativa, gerando acréscimo de encargos moratórios e demais medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis. Veículos com multas vencidas não poderão ser licenciados para circulação”, alerta o Dnit.

 

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Proibição das “saidinhas” será julgada diretamente no plenário do STF

Jamile Romano

Loterias da Caixa superam R$ 25 bi em arrecadação e batem recorde

Jamile Romano

Bolsonaro e aliados fazem “esquenta” antes de manifestação na Paulista

Raimundo Souza

Indígenas criticam suspensão de ações contra o Marco Temporal

Marcio Nunes

Aumenta em 25% o número de pessoas em situação de rua no país

Jamile Romano

Lei Maria da Penha avança, mas não coíbe alta de crimes contra mulher

Marcio Nunes