23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Dirigir com CNH vencida: riscos, penalidades e motivos que levam ao esquecimento da renovação

Atualizada em 19/03/2025 10:30

Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida é uma infração que pode acarretar multas e até apreensão do veículo. Apesar disso, muitos motoristas ainda negligenciam a renovação do documento, seja por falta de atenção ou desconhecimento das consequências.

No Acre, um levantamento atualizado do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) indica que mais de 70 mil condutores estão com o documento vencido. A autarquia alerta para os riscos dessa prática e a importância de manter a documentação em dia para evitar transtornos.

Consequências de dirigir com CNH vencida

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com a CNH vencida é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e registro de sete pontos na carteira. Além disso, o veículo fica retido até que haja um condutor em situação regular para conduzi-lo. Caso o motorista seja flagrado novamente na mesma condição, o valor da multa dobra.

Renovação da CNH exige realização de exames médicos e pode demandar tempo. Foto: Andryo Amaral/Detran

Em casos extremos, se o condutor com habilitação vencida se envolver em um acidente, pode enfrentar dificuldades para ter acesso a seguros e até responder judicialmente por dirigir sem habilitação.

Principais motivos para o esquecimento da renovação

Tempo gasto no processo de renovação: a renovação da CNH exige a realização de exames médicos e, em alguns casos, pode demandar tempo e deslocamentos. Para quem tem uma rotina agitada, esse fator pode ser um empecilho.

Falta de conhecimento sobre prazos: alguns motoristas, especialmente os mais novos, não estão familiarizados com os prazos de validade da CNH. Hoje a carteira tem validade de dez anos para condutores com menos de 50 anos, cinco anos para quem tem entre 50 e 69 anos, e três anos para quem tem 70 anos ou mais.

Dirigir com a CNH vencida é considerado infração gravíssima. Foto: Andryo Amaral/Detran

Custos: a renovação da CNH envolve o pagamento de taxas ao Detran e custos com exames, o que pode ser um obstáculo para pessoas em situação financeira mais delicada. Uma facilidade é o pagamento no cartão de crédito em empresas parceladoras credenciadas.

Como evitar problemas

Para não incorrer na infração, é essencial que os motoristas fiquem atentos à data de vencimento da CNH e iniciem o processo de renovação com antecedência. Algumas dicas incluem:

  • Cadastrar-se nos sistemas de alerta: verifique se seus dados estão atualizados nos sistemas dos órgãos de trânsito para receber lembretes por e-mail ou mensagem de texto;
  • Iniciar a renovação com antecedência: programe-se para realizar os exames e pagar as taxas antes do vencimento;
  • Utilizar aplicativos e serviços digitais: plataformas como o Portal de Serviços do Detran e da Secretaria Nacional de Trânsito facilitam a consulta de prazos e o agendamento de serviços.

Fica o alerta aos condutores: dirigir com a CNH vencida pode acarretar prejuízos financeiros e legais. A conscientização sobre a importância da renovação é fundamental para reduzir o número de motoristas nessa situação. Manter o documento em dia garante sua segurança e a de todos no trânsito.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

PF deflagra operação contra o tráfico internacional de drogas no Acre

Jamile Romano

Sead apresenta estudo sobre novo perfil profissional dos servidores públicos no Congresso Nacional de Gestão Pública

Raimundo Souza

Gladson confirma apoio a Bocalom nas eleições : ‘é o meu candidato’

Jamile Romano

Imac participa de curso sobre rastreabilidade de produtos florestais promovido pelo Ibama

Jamile Romano

Com apoio do governo, Movimento Acreano de Pessoas em Situação de Rua inicia programação comemorativa

Raimundo Souza

Com transmissão ao vivo pela Tv Rio Branco e site oriobranco.net Festival da Macaxeira inicia nesta 4ª com show nacional

Jamile Romano