25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Dirceu critica juros a 14,75% e chama taxa do Banco Central de “crime”

Publicado em 18/05/2025
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu classificou como “crime” a taxa básica de juros a 14,75%, mantida pelo Banco Central. A crítica foi feita durante entrevista, na qual o dirigente petista demonstrou insatisfação com a política monetária vigente.

“Eu considero um crime o Brasil ter uma taxa de juros alta. Isso não vai resolver o problema da inflação. Sou contra a taxa de 14,75%. Ela aumenta a dívida pública, impede o investimento”, afirmou Dirceu ao Metrópoles.

Questionado se a crítica se estendia ao economista Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula para assumir o comando do BC, Dirceu respondeu: “[Condeno] a atuação do Banco Central”.

Para ele, o país opera com um déficit primário praticamente inexistente, e a inflação está fora da meta por causa de um parâmetro que considera irreal. “Três por cento num país como o Brasil é irreal. A meta não era essa. Eu sempre fui contra desde o primeiro governo do Lula. A meta era 4%, 5,5% ou 2,5%”, declarou.

O ex-ministro também comentou o cenário internacional, citando que grandes economias têm adotado a redução de juros mesmo sem uma queda significativa da inflação. “Os países capitalistas centrais estão reduzindo os juros mesmo sem reduzir a inflação, pois sabem que a economia precisa crescer”, disse.

Dirceu foi ministro-chefe da Casa Civil no primeiro mandato do presidente Lula (PT) e segue como um dos principais nomes do Partido dos Trabalhadores (PT).

BN

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Opinião: Trump muda radicalmente de estratégia com o Brasil ao tirar Moraes da lista de sanções da Magnitsky

Raimundo Souza

Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista

Redacao

Temos que revisar processos de todos os benefícios, diz presidente do INSS após escândalo dos descontos

Raimundo Souza

Petecão busca, junto ao Dnit, celeridade na liberação de recursos para a infraestrutura rodoviária do Acre

Jamile Romano

Motta aponta incômodo com STF na Câmara, mas defende punição a motim

Kevin Souza

Acre apresenta painel que destaca o Plano Estadual de Combate ao Desmatamento e Queimadas como modelo de sucesso na COP30

Raimundo Souza