35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Dino suspende regra sobre aposentadoria de policiais homens e mulheres

Publicado em 17/10/2024

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (17) suspender a regra que igualou em 55 anos a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres que são policiais civis e federais.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol do Brasil) para suspender a regra da Emenda Constitucional 103/2019, aprovada durante o governo de Jair Bolsonaro, que fixou a idade mínima de 55 anos para homens e mulheres.

A entidade alega que o Congresso desconsiderou a diferenciação de gênero entre homens e mulheres para concessão de aposentadoria especial.

Ao analisar o caso, Flávio Dino decidiu suspender a regra por entender que a diferenciação no tempo de aposentadoria entre homens e mulheres sempre vigorou desde a Constituição de 1988. Segundo Dino, a Reforma da Previdência aprovada em 2019 deixou de assegurar o benefício para as mulheres.

“Concluo que os dispositivos impugnados se afastam do vetor constitucional da igualdade material entre mulheres e homens, a merecer a pecha da inconstitucionalidade pela não diferenciação de gênero para policiais civis e federais”, justificou o ministro.

Com a decisão, a idade para aposentadoria para mulheres policiais civis e federais deverá seguir o critério de três anos de redução em relação ao período dos homens. A medida deverá ser adotada até o Congresso votar nova regra.

“Acresço que o Congresso Nacional, ao legislar para corrigir a inconstitucionalidade quanto às mulheres, deve adotar a diferenciação que considerar cabível em face da discricionariedade legislativa”, completou o ministro.

[Agência de Notíciaa do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Dicas práticas para dormir melhor e melhorar sua saúde

Raimundo Souza

Entenda como funcionará Pix por aproximação

Jamile Romano

Após acidente doméstico, Lula cumpre agenda no Palácio da Alvorada

Marcio Nunes

PF enquadra 11 entidades por fraude no INSS, mas há mais 20 suspeitas

Raimundo Souza

Trabalhar por conta própria é melhor que ter emprego para 59% dos brasileiros, mostra Datafolha

Raimundo Souza

Governo já projeta sanção financeira dos EUA contra Moraes e prepara reação

Raimundo Souza