24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Dino suspende regra sobre aposentadoria de policiais homens e mulheres

Atualizada em 17/10/2024 16:53

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (17) suspender a regra que igualou em 55 anos a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres que são policiais civis e federais.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol do Brasil) para suspender a regra da Emenda Constitucional 103/2019, aprovada durante o governo de Jair Bolsonaro, que fixou a idade mínima de 55 anos para homens e mulheres.

A entidade alega que o Congresso desconsiderou a diferenciação de gênero entre homens e mulheres para concessão de aposentadoria especial.

Ao analisar o caso, Flávio Dino decidiu suspender a regra por entender que a diferenciação no tempo de aposentadoria entre homens e mulheres sempre vigorou desde a Constituição de 1988. Segundo Dino, a Reforma da Previdência aprovada em 2019 deixou de assegurar o benefício para as mulheres.

“Concluo que os dispositivos impugnados se afastam do vetor constitucional da igualdade material entre mulheres e homens, a merecer a pecha da inconstitucionalidade pela não diferenciação de gênero para policiais civis e federais”, justificou o ministro.

Com a decisão, a idade para aposentadoria para mulheres policiais civis e federais deverá seguir o critério de três anos de redução em relação ao período dos homens. A medida deverá ser adotada até o Congresso votar nova regra.

“Acresço que o Congresso Nacional, ao legislar para corrigir a inconstitucionalidade quanto às mulheres, deve adotar a diferenciação que considerar cabível em face da discricionariedade legislativa”, completou o ministro.

[Agência de Notíciaa do Acre]

Artigos Relacionados

Ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso morre aos 86 anos

Raimundo Souza

Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB) foi reeleito prefeito de Porto Alegre, neste domingo (27). Com 61,53% dos votos

Raimundo Souza

O que muda nas compras na Shein e Shopee com ‘taxa das blusinhas

Jamile Romano

Influenciador que subiu a rampa com Lula critica governo federal

Raimundo Souza

Saiba as novas regras do Pix que entram em vigor em novembro

Jamile Romano

Congresso mantém veto de Bolsonaro que impede punição por disseminação de fake news

Marcio Nunes