25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Dia D contra o sarampo: municípios do AC aplicam mais de mil doses em mutirão


Em mais uma edição do Dia D de vacinação contra o sarampo, 10 municípios do Acre aplicaram, ao todo, mais de mil doses durante mutirões nesse sábado (26). A ação contou com aplicações em pontos estratégicos, com o objetivo de impedir que o contágio da doença, que tem avançado na Bolívia, atravesse a fronteira.

Conforme um balanço parcial divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), foram 1.098 aplicações. O município com mais imunizações feitas no sábado foi Mâncio Lima, com 348 doses.

O último caso de sarampo registrado no Acre foi em 2000, segundo a Sesacre. Oito casos suspeitos estavam em investigação até sexta-feira (25). Na Bolívia, o número de confirmações subiu para 161.

Em Brasiléia, as doses foram aplicadas na Ponte Internacional Wilson Pinheiro, que dá acesso a Cobija. Também houve vacinação na Farmácia Municipal e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Monteiro dos Reis.

Quem aproveitou para se imunizar foi o comerciante Paulo Firmino. Ele disse que, ao passar próximo ao ponto de vacinação na Ponte Wilson Pinheiro, sua filha pediu que ele parasse para que eles se imunizassem.

“Resolvi porque nas últimas três semanas eu tenho visto, acompanhado as reportagens, sobre a incidência de sarampo aqui em Cobija, na Bolívia. E ao passarmos pelo posto aqui, minha filha pediu para parar, que ela ia se vacinar e eu lembrei das reportagens [para] me vacinar também. Principalmente quem mora aqui em Epitaciolândia, Brasiléia, é bom sempre estar precavido, é bom se vacinar”, alertou.

No lado Boliviano, o sábado também foi de Dia D. Na cidade de Cobija, vizinha a Brasiléia e Epitaciolândia, a dona de casa Vera Roca garantiu a imunização.

“Agora na Bolívia temos uma grande quantidade de pessoas que estão adoecendo. Para prevenir, todos que vivemos aqui, e cuidar da família. Venham se vacinar e proteger a família, os filhos, que são os mais importantes”, ressaltou.

A fronteira entre o Acre e a Bolívia possui uma extensão de, aproximadamente, 618 km e, dentre os 22 municípios acreanos, sete fazem fronteira. São eles: Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, XapuriCapixabaPlácido de Castro e Acrelândia.

O diretor do Plano Nacional de Imunizações (PNI), Éder Gatti, que está no Acre para apoiar o reforço na vacinação e a capacitação de servidores da saúde, destacou a importância da procura pelos imunizantes para garantir que o contágio não chegue ao estado.

“A população deve procurar os postos de saúde, quem tem de um a 59 anos, em qualquer município, procure postos de saúde, coloque a vacinação em dia para se proteger e proteger a sua família”, recomendou.

Balanço

Foram cerca de 1.098 doses aplicadas nos locais de vacinação do Dia D contra o sarampo. De acordo com a Sesacre, os números são parciais. Confira:

  • Acrelândia: 150 doses
  • Brasiléia: 74 doses
  • Epitaciolândia: 153 doses
  • Assis Brasil: 34 doses
  • Mâncio Lima: 348 doses
  • Plácido de Castro: 108 doses
  • Xapuri: 70 doses
  • Capixaba: 0 doses
  • Rio Branco73 doses
  • Manoel Urbano88 doses

[g1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre participa de Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil, em Manaus

Raimundo Souza

Ufac atinge, pela 1ª vez, nota 4 de 5 na escala de melhores instituições de ensino do país

Jamile Romano

Parceria entre Prefeitura e Embrapa no plantio de arroz beneficiará produtores da agricultura familiar

Marcio Nunes

Rio Acre chega aos 16 metros na capital; 51 mil pessoas já foram afetadas

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco promove curso de operador de máquinas pesadas

Raimundo Souza

Nove pessoas são diagnosticadas com Doença de Chagas após participarem de festa de aniversário no Acre

Jamile Romano