25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Detentos recebem oportunidade de trabalho em Tarauacá

Publicado em 21/08/2025

Com foco na ressocialização, nessa quarta-feira, 20, foram liberadas para trabalho externo seis pessoas que cumprem pena na Unidade Penitenciária Moacir Prado, em Tarauacá, sendo quatro homens e duas mulheres. Os beneficiados saíram para o trabalho externo em serviços gerais na Secretaria de Obras, através do termo de cooperação técnica celebrado entre o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e a prefeitura municipal.

Vale ressaltar que, dos termos aderidos, este foi o primeiro a liberar mulheres por meio de monitoração eletrônica para trabalho externo remunerado, além de ser a primeira prefeitura do estado a aderir ao projeto autorizado pelo Judiciário.

Ao todo, o projeto contemplará 30 pessoas privadas de liberdade, sendo 10 mulheres e 20 homens que, ao passarem por avaliações, tanto do Iapen quanto pelo Poder Judiciário serão liberadas conforme o solicitado.

Para André Vinício de Assis, diretor de Reintegração Social, o Iapen tem um papel fundamental voltado para a ressocialização, com objetivo de reintegrar o privado de liberdade à sociedade com um emprego garantido.

“O Iapen tem feito um trabalho totalmente votado para a ressocialização e um dos mecanismos adotados é esse termo de cooperação com empresas privadas, com prefeituras, com entidades, nesse formato de trabalho externo remunerado por meio de monitoração eletrônica, e hoje a primeira prefeitura que fez adesão a esse termo foi a de Tarauacá que entendeu o propósito, que entendeu o papel social da prefeitura em empregar um privado e liberdade.”

O diretor destaca ainda que o termo tem impacto em âmbito nacional, porque o Acre é o primeiro estado a desenvolver o projeto. “É um projeto piloto, inovador, o qual o Judiciário também entendeu a importância e está nos dando total apoio, tirando esse preso dali já empregado, voltando à sociedade, voltando para sua residência com alguma qualificação. Então, para a gente, hoje, significa muito”, finalizou André Vinício.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Segurança Pública apresenta balanço do Carnaval da Família

Jamile Romano

Cheia do Rio Acre provoca atraso no calendário escolar da capital e empurra fim do ano letivo para 2026

Kevin Souza

Obras de manutenção para readequação da ala de UTI da Fundhacre seguem a todo vapor

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza entrega de kits para famílias que vivem em áreas de risco

Raimundo Souza

Ufac avalia vestibular totalmente presencial para Medicina como forma de priorizar alunos do Acre

Kevin Souza

Feijó: MPAC viabiliza operação de resgate de adolescentes vítimas de estupros reiterados em seringal

Jamile Romano