24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Detentas fazem exame de mamografia em ação de saúde do Outubro Rosa

Dando continuidade às ações de saúde do Outubro Rosa, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), levou 12 detentas da Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco para fazer o exame de mamografia, em uma parceria com o Hospital de Amor. Para selecionar as apenadas, foi feita uma triagem pela faixa etária recomendada para o exame e por indicação médica.

O exame de mamografia é recomendado para mulheres com 40 anos ou mais, ou quando há indício e existe indicação médica. Ele é capaz de identificar nódulos nas mamas e, por isso, é muito importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Entre as mulheres privadas de liberdade que passaram pela mamografia, estava M. A. B., de 53 anos. Ela explica que nunca tinha feito o exame antes de estar cumprindo pena no presídio, porque não tinha tempo e acabava não dando prioridade: “Vim fazer o exame aqui dentro. Porque eu não tinha tempo, nunca fui atrás de fazer. Mas é bom pra nossa saúde”.

A chefe da Divisão de Saúde Prisional do Iapen, Gabriela Silveira, ressalta que a parceria entre o Iapen e o Hospital de Amor já é consolidada e vem acontecendo há anos: “Sempre que procuramos, eles nos atendem. Anos anteriores, eles foram com a carreta para o presídio feminino. Esse ano nós conseguimos levar a equipe pra lá, na semana passada, e fizemos uma ação de coleta de PCCU. Eles dão o encaminhamento no resultado dos exames e hoje nós temos doze presas fazendo mamografia. A Divisão de Saúde e o Departamento de Assistência à Saúde tem se empenhado em buscar sempre essas parcerias, para a gente levar o melhor atendimento lá para dentro”, ressaltou a gestora.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Casa noturna deve indenizar cliente por ser agredida em briga generalizada

Jamile Romano

Força Nacional do SUS vacina mais de mil indígenas no Acre

Jamile Romano

Governo do assina ordem de serviço de R$ 3,3 milhões para reforma e investimentos em laboratórios de pesquisa da Funtac

Marcio Nunes

Mudanças Climáticas no Acre: Um Terço da População Amazônica Já Sente as Alterações na Rotina

Raimundo Souza

Depois da histórica seca de 2024, a estiagem deste ano pode ter consequências graves em Rio Branco

Raimundo Souza

Governador Gradson Cameli: E hoje temos mais um concurso que pode mudar a vida de muitas pessoas

Raimundo Souza