29.1 C
Rio Branco
sexta-feira, 16 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Desemprego sobe em 12 estados no 1º trimestre; veja ranking

Atualizada em 16/05/2025 09:24

aumento da taxa de desemprego no Brasil foi acompanhado por altas do indicador em 12 estados no primeiro trimestre de 2025, ante os três meses finais de 2024.

É o que apontam dados divulgados nesta sexta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O órgão disse que o desemprego ficou estável nas outras 15 unidades da federação, sem variação significativa em termos estatísticos, considerando o intervalo de confiança da pesquisa.

Segundo o IBGE, a taxa de desocupação aumentou nos seguintes locais: Piauí (+2,7 pontos percentuais), Amazonas (+1,7 p.p.), Ceará (+1,5 p.p.), Pará (+1,5 p.p.), Pernambuco (+1,4 p.p.), Minas Gerais (+1,4 p.p.), Rio Grande do Norte (+1,3 p.p.), Maranhão (+1,3 p.p.), Rio de Janeiro (+1,1 p.p.), Mato Grosso (+1 p.p.), Paraná (+0,8 p.p.) e Rio Grande do Sul (+ 0,7 p.p.).

Na média do Brasil, o desemprego foi de 7% no primeiro trimestre de 2025, após marcar 6,2% nos três meses finais de 2024. Os números integram a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

O resultado do país havia sido publicado pelo IBGE no fim de abril. Nesta sexta, o órgão divulgou a versão mais detalhada da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), que inclui dados dos estados.

Apesar do avanço, a taxa de desemprego de 7% é a menor no Brasil para o primeiro trimestre na série histórica. O levantamento começou em 2012.

No início de ano, o desemprego costuma subir com a busca por recolocação após o fechamento de vagas temporárias. Para William Kratochwill, analista da pesquisa do IBGE, o mercado de trabalho brasileiro ainda se mostrou “resiliente”.

“Esse aumento no primeiro trimestre é sazonal, devido ao fim dos contratos temporários para o fim de ano. O aumento de 0,8 ponto percentual foi menor que a média dos aumentos [1,1 p.p.] para esse trimestre, o que garantiu que essa taxa de desocupação fosse a menor para um primeiro trimestre na série histórica”, disse o técnico.

Segundo o IBGE, Pernambuco (11,6%), Bahia (10,9%) e Piauí (10,2%) mostraram os maiores índices de desemprego no primeiro trimestre. As menores taxas foram de Santa Catarina (3%), Rondônia (3,1%) e Mato Grosso (3,5%).

DESEMPREGO NO 1º TRIMESTRE DE 2025, EM %

Pernambuco 11,6
Bahia 10,9
Piauí 10,2
Amazonas 10,1
Rio Grande do Norte 9,8
Rio de Janeiro 9,3
Sergipe 9,3
Distrito Federal 9,1
Alagoas 8,9
Paraíba 8,7
Amapá 8,7
Pará 8,7
Acre 8,2
Maranhão 8,1
Ceará 8
Roraima 7,6
Brasil 7
Tocantins 6,4
São Paulo 6,2
Minas Gerais 5,7
Goiás 5,3
Rio Grande do Sul 5,3
Mato Grosso do Sul 4
Paraná 4
Espírito Santo 4
Mato Grosso 3,5
Rondônia 3,1
Santa Catarina 3

Fonte: IBGE

 

[Folha Uol]

Artigos Relacionados

Governo abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos

Raimundo Souza

Pelo menos nove estados terão Lei Seca durante eleições municipais

Jamile Romano

Inscrições para o Sisu terminam nesta terça-feira

Jamile Romano

Venezuela de Maduro não é democracia, diz Marina Silva

Jamile Romano

Lula afirma que deveria ter importado arroz da Venezuela

Raimundo Souza

Inflação acumulada do ano vai a 4,83% e estoura o teto da meta em 2024

Jamile Romano