23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

Desembargadora Eva Evangelista recebe justa homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Atualizada em 30/08/2024 15:51

Decana do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a desembargadora Eva Evangelista, foi homenageada nesta quinta-feira, 29, em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O evento contou com a participação de autoridades como o governador Gladson Cameli, a defensora-geral da DPE, Simone Santiago e a presidente do TJAC, Regina Ferrari. Ela foi a primeira mulher a ocupar a presidência do Tribunal de Justiça do Acre e exerceu diversas outras funções de destaque.
Evangelista completa 75 anos em setembro de 2024 e dedicou mais de 48 anos da sua vida à magistratura. Eva iniciou seus serviços em 1975 como juíza substituta da Comarca de Sena Madureira. Ela se formou em direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Acre na turma de 1972 e atuou como advogada do Incra entre 1973 a 1975. Eva Evangelista, que em breve se afasta de suas funções judiciais para gozar de merecido descanso, deixa um legado.
O governador afirmou que é uma honra participar do momento de homenagens à Eva. “A desembargadora Eva é exemplo de caráter e conduta. É uma guia para todas as gerações. Vossa excelência, desembargadora Eva, é incansável e muito necessária para tudo o que pensamos sobre justiça e desenvolvimento para o nosso Acre”, disse Gladson. A desembargadora se emocionou e agradeceu pela sessão solene. “Quero homenagear, em primeiro lugar, os meus pais. Eu sou uma mulher filha de imigrantes que chegou até aqui por conta do que aprendeu com eles. Sou muito feliz e grata por tudo o que vivi e em todos esses anos e continuo vivendo”, afirmou.

Muita emoção
Os marqueteiros do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), candidato à reeleição, e o ex-prefeito Marcus Alexandre, candidato do MDB, não mostraram nada de novo no primeiro programa eleitoral na TV. Bocalom lembro sua trajetória de vida, afirmando que começou a limpar cova de café aos seis anos e se emocionou ao relembrar a perda do filho, que tinha apenas doze anos quando morreu de leucemia e da esposa, dona Beth, que faleceu em 2021, vítima de uma doença degenerativa. Marcus Alexandre apareceu tomando café com a família.

Famílias
Bocalom e Alexandre mostraram suas respectivas famílias aos eleitores. No café da manhã, Marcus mostrou a mãe, dona Tânia, a esposa, engenheira Gicélia Viana, os filhos e fez questão de pedir “autorização” da família para mais uma vez disputar a Prefeitura de Rio Branco.

Romantismo
Já o candidato à reeleição, Bocalom, falou do novo relacionamento e apareceu beijando a namorada, a advogada Kelen Nunes, e disse ainda que pensa em casamento. “Deus me tirou uma rainha, mas me deu uma princesa e a gente pensa em casar”. A mãe de Marcus Alexandre, dona Tânia, abençoou o filho durante o programa. “Eu te abençoo meu filho, estou aqui pare te abençoar. Sei que já enfrentamos muitos desafios, e esse, acredito, ser o maior. Vamos juntos”, disse.

Afonso internado
Deputado estadual Afonso Fernandes está atualmente internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para realizar consultas e tratamentos de saúde. A informação foi divulgada por meio de uma nota oficial nas redes sociais do parlamentar, onde a equipe de Afonso Fernandes informou que ele está se recuperando bem.

Infarto
Na semana passada, Afonso sofreu um princípio de infarto e recebe atendimento de emergência em Rio Branco. Segundo a nota, por orientação médica, o deputado ficará afastado de suas atividades por alguns dias. Apesar da ausência temporária, a equipe do deputado destacou que ele está respondendo positivamente ao tratamento e pretende retomar seu trabalho e as visitas aos municípios assim que sua recuperação permita.

Agradecimento
A equipe de Afonso Fernandes agradeceu pelas mensagens de carinho e reiterou que o deputado retornará em breve para continuar seu trabalho e contribuir para o desenvolvimento do estado do Acre. Acompanharemos a evolução do estado de saúde do deputado e manteremos a população informada sobre seu retorno às atividades.

Na Justiça
Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que disputa a reeleição pelo PL, recorreu à Justiça Eleitoral para tentar suspender a divulgação de novas pesquisas eleitorais feitas pelo Instituto Delta. Nas pesquisas de intenção de voto divulgadas pela Delta, esse ano, o prefeito apareceu em segundo lugar, atrás do candidato do MDB, ex-prefeito Marcus Alexandre.

Pela ordem
Por meio de sua assessoria jurídica, o prefeito questiona a ordem dos nomes dos candidatos nos questionários feitos pela pesquisa. A defesa alegou que essa ordem pode favorecer os candidatos adversários do prefeito. Os advogados também questionam a capacidade financeira da Agência Delta e denunciam que o proprietário da empresa não cumpre o papel com imparcialidade, por ter supostamente prestado serviços ao MDB – partido de Marcus Alexandre -, em eleições passadas.

Suspensão
A coligação ‘Produzir para Empregar’ pediu ainda a suspensão imediata de divulgação de novas pesquisas feitas pela Delta. Há a previsão de que novos números sejam divulgados nos próximos dias, em mais uma pesquisa encomendada pelo jornal AC 24 horas.

Inédito
O prefeito já afirmou, reiteradas vezes, que não acredita em pesquisas eleitorais. À época em que os números da Real Big Time e da Delta foram divulgados, Bocalom afirmou que a melhor pesquisa é a das ruas e das urnas. No entanto, jamais havia acionado institutos de pesquisas na Justiça Eleitoral. Esse é a primeira vez.

Relembrando 2000
Os advogados do prefeito lembram que, em 2020, nas pesquisas, o prefeito sempre aparecia em quarto ou em terceiro lugar. Na reta final, ele apareceu em terceiro lugar, atrás da então prefeita Socorro Neri e do candidato do PSDB, professor Minoru Kimpara, que hoje é o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansur. Resultado: Bocalom eleito prefeito e por menos de um ponto percentual não decidiu a parada já em primeiro turno.

Oito impugnações
A Justiça Eleitoral do Acre acatou pedido de impugnação de oito candidaturas nas eleições deste ano e determinou a suspensão delas. Em Brasiléia, a ex-prefeita Leila Galvão, que foi eleita e reeleita pelo PT e agora está no MDB integra a lista de inelegíveis do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O candidato do PP, Carlinhos do Pelada, também se encontra encrencado. Ele é acusado de improbidade administrativa quando foi presidente da Câmara.

Mais enrolados
A lista ainda conta com o candidato em Marechal Thaumaturgo; o ex-prefeito Antônio Barbosa de Sousa (Zum), que disputa uma vaga na Câmara de Assis Brasil e o vereador Diojino Guimarães da Silva (PDT), que busca a reeleição para a Câmara de Epitaciolândia. Claro que todos ainda podem recorrer da decisão.

Sortudo
Em Porto Acre, cidade histórica, a 60 km de Rio Branco, o candidato do PP, Máximo Costa é o único entre os 22 candidatos a prefeito no Acre que conta com apoio dos três senadores acreanos. Além disso, tem apoio do governador Gladson Cameli, da vice-governador Mailza Assis e do atual prefeito Bené Damasceno, que continua bem avaliado.

Petecão de carona
Os aliados do senador Sérgio Petecão em Porto Acre, estão fechados com Máximo Costa. Por isso, senador não teve outra alternativa a não ser pegar carona e apoiar, máximo Costa, que foi vereador pelo PSD. Máximo foi secretário municipal e presidente da Câmara. Nos dois cargos, fez excelente trabalho. Por isso, foi escolhido pelo grupo do prefeito Bené Damasceno.

Artigos Relacionados

Liberdade de expressão

Jamile Romano

Homenagem

Rubedna Braga

O Estado do Rio de Janeiro teve queda de 26,3% nos homicídios dolosos de mulheres

Jamile Romano

Secretários debatem comércio bilateral e ações de exortações na Assembleia Legislativa

Jamile Romano

Monarquia absoluta

Jamile Romano

Barriga demográfica

Jamile Romano