25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Desembargador vota a favor de Moro e TRE-PR forma maioria contra cassação

Publicado em 09/04/2024

O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) formou maioria, na tarde desta terça-feira (9), contra a cassação do senador do Sergio Moro (União-PR). O caso, no entanto, deverá ser decidido no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O que aconteceu
O TRE-PR tem 4 votos a 2 contra a cassação de Moro. O único voto restante é o do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente da Corte, mas o resultado a favor do senador já está garantido. O julgamento deverá ser encerrado ainda hoje.

O processo só deverá ser decidido no TSE. O PT e PL, autores dos pedidos de cassação de Moro, podem recorrer ao tribunal em Brasília contra a decisão no Paraná que negou a cassação. Até lá, Moro seguirá normalmente no cargo.

Até o momento, quatro juízes do TRE-PR votaram contra a cassação. O desembargador Luciano Falavinha, relator do caso, votou a favor de Moro e foi acompanhado por Claudia Cristofani, Guilherme Denz e Anderson Ricardo Fogaça. Contra Moro, votaram José Rodrigo Sade e Julio Jacob Junior.

O grupo favorável a Moro não viu motivos para a cassação. Os partidos e o Ministério Público Eleitoral apontaram que o senador teve vantagem sobre os concorrentes, nas eleições, por ter feito uma pré-campanha à Presidência, com gastos de mais de R$ 2 milhões. Para os desembargadores, porém, não ficou provado que isso foi uma vantagem indevida a Moro.

[Reportagem Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B

Marcio Nunes

Com roda de samba, familiares, amigos e fãs se despedem de Arlindo Cruz em velório

Raimundo Souza

Com veto ao PL da Dosimetria, Lula reacende debate que pode paralisar o Congresso

Raimundo Souza

Começa nesta quinta-feira consulta ao lote de restituição do IRPF

Jamile Romano

Possíveis alterações na Lei da Ficha Limpa podem ser barradas pelo STF

Raimundo Souza

Cadastro único informará sobre celulares roubados ou extraviados

Jamile Romano