24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Deracre realiza vistoria técnica e confirma início das obras de recuperação da passarela Joaquim Macedo

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), realizou neste sábado, 16, uma vistoria técnica na Passarela Joaquim Macedo, que passará por um processo de recuperação estrutural.

A vistoria foi conduzida pela presidente do Deracre, Sula Ximenes, acompanhada pela equipe técnica do órgão e representantes da empresa responsável pela execução das obras. O início das intervenções está previsto para o dia 20 de novembro.


Sula Ximenes informou que as obras de recuperação da Passarela Joaquim Macedo começam em 20 de Novembro. Foto: Ascom/Deracre

“Sabemos da preocupação de todos com a segurança da passarela. Todo o Acre está unido para garantir que a recuperação aconteça o mais rápido possível. Nossa equipe está trabalhando com urgência para que os serviços sejam iniciados imediatamente”, afirmou Sula Ximenes.

A primeira fase dos trabalhos inclui a montagem do canteiro de obras e a realização de monitoramento do solo, com suporte da equipe de topografia do Deracre. Em seguida, serão instaladas estruturas de contenção, como cortinas atirantadas e estacas-prancha metálicas. O reforço da passarela será feito com estacas circulares, e 18 estacas serão cravadas no pilar danificado, visando proporcionar maior estabilidade à estrutura.

 
Estrutura da Passarela Joaquim Macedo será reforçada com estacas circulares e cortinas atirantadas. Foto: Asccom/Deracre

De acordo com Sula Ximenes, a recuperação da ponte é uma prioridade para o governo estadual. A intervenção, classificada como emergencial, atende ao disposto no Decreto nº 11.524, de 29 de julho de 2024, que declarou situação de emergência nos municípios de Rio Branco e Feijó, devido aos danos causados pela erosão fluvial.


Processo erosivo às margens do Rio Acre acelerou desgaste das estruturas da passarela. Foto: Ascom/Deracre

A presidente informou que o Estado alocou R$ 18 milhões em recursos próprios para a execução das obras, que terão caráter estrutural, com o objetivo de corrigir fissuras e reforçar pontos críticos de sustentação da passarela. O prazo para conclusão das intervenções e a reabilitação total da Passarela Joaquim Macedo é de 11 meses.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo divulga campanha e programas para crianças e pessoas com deficiência na Expoacre

Jamile Romano

Deputada Federal Socorro Neri reforça pauta da Educação em encontro com Hugo Motta, favorito na corrida pela presidência da Câmara

Marcio Nunes

Governo convoca novos profissionais para atuação na Educação Básica e na EJA

Jamile Romano

Para fortalecer a economia, emprego e renda, governo reabre Refis

Jamile Romano

Estrada da Variante orçada em R$ 48,9 milhões será entregue neste sábado, beneficiando mais de 18 mil moradores de Xapuri

Marcio Nunes

Polícia apreende quase 20 quilos de cocaína em Porto Walter; droga vinha do Peru

Jamile Romano