23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Deputado Roberto Duarte chama Lula e Haddad de trapalhões

Publicado em 19/12/2024
Durante pronunciamento na Câmara dos Deputados, o deputado federal Roberto Duarte criticou duramente o pacote de ajustes fiscais apresentado pelo governo Lula. Em sua fala, Duarte destacou o impacto negativo das medidas para a população mais vulnerável e a falta de ambição do governo para enfrentar o déficit fiscal do país, que se aproxima de um trilhão de reais.
Duarte classificou a medida como tardia e insuficiente: “É inadmissível que o sr. Lula e o sr. Haddad, a dupla de trapalhões, tenham apresentado o pacote de ajustes fiscais no apagar das luzes de 2024”, afirmou, apontando que os cortes são inferiores a R$ 100 bilhões. Segundo o parlamentar, a proposta é incapaz de reverter o cenário atual de desconfiança no mercado.
O parlamentar destacou as medidas do Congresso para mitigar os impactos mais severos da proposta, como a exclusão de trechos que restringiam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e penalizavam as famílias de baixa renda. “A Câmara está humanizando um projeto que chegou cruel e atingindo os mais necessitados”, enfatizou.
Apesar das críticas, Duarte defendeu a importância de o Legislativo dar uma sinalização positiva ao mercado, mas destacou que isso não será suficiente se o governo federal não assumir sua responsabilidade. Ele cobrou cortes de gastos públicos, redução do número de ministérios e eficiência na máquina pública.
“O governo precisa cortar na própria carne. O momento é grave e aponta para o risco do cometimento de pedaladas fiscais, mas o Congresso tem que garantir ao povo brasileiro e ao mercado que está disposto a agir com firmeza”, concluiu o deputado.
 A fala reforça o posicionamento de Roberto Duarte em defesa de uma política fiscal equilibrada e de maior responsabilidade com os recursos públicos.
[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado amplia medidas para mitigar efeitos severos da seca no estado

Marcio Nunes

Mulheres ganham 18,3% a menos que os homens no Acre, aponta relatório

Jamile Romano

Caminhada com Mailza mostra força das mulheres em prol de Bocalom e Alysson

Marcio Nunes

Servidores do Procon concluem curso sobre sistema ProConsumidor

Raimundo Souza

Petecão convoca audiência pública para discutir reestruturação da Sudam com ministro Waldez Góes

Marcio Nunes

Gladson Camelí Governador: Nota de pesar pelo falecimento do papa Francisco

Raimundo Souza