23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Deputada Socorro Neri participa de coletiva com o presidente da Câmara e destaca prioridades para a educação nacional

Publicado em 07/05/2025

A deputada federal Socorro Neri (PP-AC), que preside a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), participou nesta terça-feira (6) de uma coletiva no Salão Verde da Câmara dos Deputados. O encontro contou com a presença do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), e de integrantes da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE).

Na ocasião, Hugo Motta destacou o compromisso do Legislativo com a tramitação e votação do novo Plano Nacional de Educação, além da regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE). As duas iniciativas são consideradas estratégicas para a organização e o fortalecimento das políticas públicas educacionais no país e estão entre as prioridades da agenda legislativa.

Como 2ª vice-presidente da Comissão Especial do PNE, Socorro Neri destacou a necessidade de celeridade e diálogo na construção do novo plano. “Sigo comprometida com um plano que seja viável, ousado e construído com ampla participação. A educação não pode esperar, e nosso trabalho reflete essa urgência”, afirmou a parlamentar.

A proposta do novo PNE, elaborada pelo Ministério da Educação, estabelece 18 metas a serem cumpridas até 2034. Entre elas, estão o fortalecimento da educação infantil, a universalização da alfabetização na idade certa, a ampliação do ensino integral, a valorização da diversidade e da inclusão, o incentivo à educação profissional e tecnológica, além de avanços na educação superior e na estrutura da educação básica.

Sobre a FPeduQ

Lançada no dia 10 de maio de 2023, a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como FIES e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

A frente é presidida pela deputada federal Socorro Neri (PP-AC) e tem como vice-presidente na Câmara o deputado Átila Lira (PP-PI). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Doação de sangue fortalece cirurgias e apoia rede de saúde do Acre

Raimundo Souza

Acre cria Dia Estadual da Prematuridade e reforça ações para prevenir partos antecipados

Jamile Romano

Governo avança na concretagem das aduelas da Ponte da Sibéria em Xapuri

Marcio Nunes

Programa Bolsa Moradia Transitória investiu mais de 300 mil em 2023 com aluguel social

Jamile Romano

InfoGripe: influenza A segue em crescimento no Acre

Raimundo Souza

Detran convoca mais 1.849 selecionados na modalidade urbana do CNH Social 2025

Kevin Souza