Atualizada em 28/11/2024 16:07
A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, nesta quinta-feira, 28, uma sessão solene em homenagem aos delegados de Polícia Civil que atuam no estado. O Dia do Delegado de Polícia, celebrada oficialmente em 3 de dezembro, ganhou destaque na cerimônia coordenada pelos deputados Eduardo Ribeiro e Pablo Bregense, ambos do PSB. A solenidade contou com a presença de delegados da capital e do interior do Acre, além de representantes de diversas instituições de justiça.
Entre os participantes estavam representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC), Associação dos Magistrados, Sindicato dos Delegados e o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, que este ano celebra 30 anos de carreira.
Ao abrir a sessão, o deputado Eduardo Ribeiro destacou o simbolismo da homenagem e a presença de líderes de diferentes esferas fundamentais para o fortalecimento do Estado. “A mesa de hoje é composta de amigos que representam diferentes esferas fundamentais para o nosso estado. É uma honra contar com a presença de cada um nesta ocasião tão significativa”, afirmou.
Durante a solenidade, o delegado-geral Henrique Maciel proferiu um discurso emocionado, no qual destacou a importância do cargo de delegado e refletiu sobre a trajetória dos chefes de polícia ao longo da história do Brasil.
“Ser delegado de Polícia Civil é muito mais do que ocupar um cargo, é uma missão que exige comprometimento com a justiça, coragem para enfrentar desafios diários e, sobretudo, sensibilidade para ouvir e acolher aqueles que mais precisam. Celebrar esta data é reconhecer o papel transformador que a Polícia Civil desempenha na construção de uma sociedade mais justa e segura”, disse.
[Agência de Notícias do Acre]