25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Delegado da PF diz que há indícios de ação coordenada em incêndios

Investigação preliminar aponta para queimadas simultâneas

REUTERS/Bruno Kelly/Proibida reprodução

O delegado da Policia Federal Humberto Freire de Barros disse que parte dos incêndios florestais no país pode ter ocorrido por meio de ações coordenadas.  A declaração do delegado foi dada em entrevista realizada na sexta-feira (13) pela Globo News.

Barros é diretor de Amazônia e Meio Ambiente da PF. Segundo ele, a investigação preliminar da polícia aponta para a realização de incêndios simultâneos.

“A gente vê que alguns incêndios começaram quase que ao mesmo tempo. Isso traz o indício de que podem ter acontecido ações coordenadas. É um ponto inicial da investigação”, afirmou na entrevista.

A hipótese de ação humana em parte das queimadas que assolam o país neste mês também já foi levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que determinou medidas para o enfrentamento aos incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Na terça-feira (10), durante audiência de conciliação realizada pela Corte, Dino defendeu a investigação e punição de quem provoca queimadas ilegais.

“Há ação humana. Por isso, o Supremo vem com essa ideia de diálogo, mas, ao mesmo tempo, de coerção, investigação e punição dessa ação humana”, disse o ministro.

De acordo com levantamento mais recente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, estão sendo usados para o combate às chamas no Pantanal 842 profissionais e 18 aviões. Há 116 incêndios registrados e 83 extintos.

Agência Brasil/ Carolina Pimentel

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ex-assessor de Moraes é detido na Itália e notificado sobre extradição

Marcio Nunes

Correios: quem pode pedir isenção da taxa do concurso e como fazer? Prazo acaba nesta sexta

Jamile Romano

Acre é o estado da Região Norte que mais cresce no Índice de Inovação 2025

Kevin Souza

Brasília e outras capitais ficam encobertas por fumaça de queimadas

Raimundo Souza

Relator da reforma tributária inclui armas em Imposto Seletivo

Marcio Nunes

Extrair petróleo na Foz do Amazonas vai requerer novo aval, diz Lula

Redacao