26.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Delegações que participaram da 15ª Reunião da Força-Tarefa GCF conhecem ações do Acre em restauração florestal

Atualizada em 21/05/2025 16:17

Com floresta viva e dados em tempo real, o Acre mostra a delegações que participam da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e as Florestas (GCF Task Force) estratégias de restauração florestal e monitoramento ambiental. Os representantes dos governos subnacionais de diversos países visitaram, nesta quarta-feira, 21, o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), a Biofábrica Clones da Amazônia e o Viveiro da Floresta, em Rio Branco.

As visitas técnicas fazem parte da programação oficial do evento, realizado na capital acreana, Rio Branco, de segunda-feira, 19, até sexta, 23. A rota, com a temática “Restauração florestal e gerenciamento de incêndios: do viveiro para a floresta”, será finalizada em uma visita a uma propriedade em Capixaba onde foi implantado um Sistema Agroflorestal (SAFs).

O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, deu as boas-vindas à delegação e reforçou a importância das visitas técnicas no sentido de integrar as informações.

“O Acre tem se destacado no cenário ambiental e temos investido em equipamentos e qualificação de profissionais, para que cada vez mais possamos atuar frente às mudanças climáticas. Nosso estado tem sofrido com os eventos extremos e temos atuado para chegar à frente, para melhor atender a população. Estamos trabalhando para transformar o Cigma em uma estrutura que esteja representada legalmente, de acordo com as nossas leis ambientais, o que vai reforçar mais ainda a atuação”, disse.

A visita começou com uma parada no Cigma – gerido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), onde foram apresentadas estratégias utilizadas para o monitoramento ambiental com dados georreferenciados, qualificados e quantificados, que subsidiam e orientam as políticas públicas do governo e as tomadas de decisão, com o apoio de tecnologias avançadas e uma equipe técnica altamente capacitada.

No Cigma foi apresentada toda a rede composta pela Unidade Central de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (UCGeo), Sala de Situação e Monitoramento Ambiental (Sisma), Escritório de Gestão Técnica do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiente (PRA) e a Divisão de Geoprocessamento do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

Os gestores explicaram a importância da Sisma nos períodos de seca e cheia no Acre, quando há um monitoramento hidrometeorológico, com os dados usados para apoiar as Salas de Situação de Crise do Estado, otimizando uma resposta rápida e contribuindo para a tomada de decisões eficazes. A Sisma funciona como um centro operacional, trabalhando em colaboração com diversos órgãos que fazem parte do Siste de Meio Ambiente, como a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros.

Entre os serviços, são realizados o monitoramento hidrometeorológico diário, monitorando o nível dos rios, padrões de chuva, atividade dos pontos críticos, qualidade do ar e previsão do tempo, dados relacionados a focos de queimadas e pontos de desmatamento – informações fundamentais para a tomada de decisões rápidas e eficazes, ao lidar com eventos extremos, como enchentes, incêndios e secas.

O coordenador do Cigma, Cláudio Cavalcante, apresentou o centro e explicou detalhadamente como o local atua no sentido de mapear dados que são pontos-chaves na tomada de decisões governamentais frente aos eventos climáticos.

“Manuseamos os dados já qualificados, preparamos mapas, relatórios detalhados, e notas técnicas completas que são usadas nos períodos críticos de cheia e seca. Mas é importante ressaltar que atuamos durante todo ano, com equipamentos de alta performance. Repassamos dados a todos os órgãos que fazem parte do Sistema de Meio Ambiente, identificando os pontos críticos de queimadas, desmatamento, inundação e qualidade do ar, entre outros”, explicou.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

A Serra do Divisor como um tesouro de biodiversidade e potencial turístico ecológico na Amazônia

Raimundo Souza

Prefeitura vai plantar grama amendoim forrageiro no canteiro central da Av. Ceará

Marcio Nunes

Ufac oferta 406 vagas residuais para cursos de graduação na capital e no interior; confira a lista

Jamile Romano

Governador inaugura nova sede da Defensoria Pública em Sena Madureira e anuncia convocação de defensores para 2025

Marcio Nunes

Estado avança na regularização fundiária e apresenta perspectivas para 2024

Marcio Nunes

Governo do Acre e prefeituras promovem Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose

Jamile Romano