23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Defesa de Bolsonaro pede arquivamento do caso das joias sauditas

Publicado em 12/08/2024

A defesa de Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (12) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento da investigação sobre as joias recebidas de autoridades estrangeiras durante o governo do ex-presidente.

O pedido dos advogados foi feito após a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os presentes recebidos por ex-presidentes. Na quarta-feira (7), o tribunal entendeu que os presentes não podem ser considerados bens públicos.

Para a defesa de Bolsonaro, a decisão do TCU confirma que “não há ilicitude nas condutas praticadas” pelo ex-presidente.

“A decisão administrativa que reconhece a licitude do comportamento — se isenta de vícios e cercada das formalidades legais — interfere diretamente na seara criminal, porque afasta a necessidade deste último controle, pelo princípio da subsidiariedade”, diz a defesa.

No mês passado, a Polícia Federal indiciou o ex-presidente por lavagem de dinheiro e associação criminosa após encerrar o inquérito contra Bolsonaro e mais 11 pessoas, incluindo o ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

A investigação apurou o funcionamento de uma organização criminosa para desviar e vender presentes de autoridades estrangeiras durante o governo Bolsonaro. Os itens foram recebidos durante viagens para a Arábia Saudita.

Durante as investigações, a PF apurou que parte das joias saíram do país em uma mala transportada no avião presidencial e foram vendidas nos Estados Unidos.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Líderes do Brics conversam sobre tarifaço e guerras em reunião virtual

Redacao

Imagens chocantes: avião fabricado pela Embraer com 67 passageiros cai; VEJA VÍDEO

Raimundo Souza

Governo federal acolhe 100 brasileiros repatriados em nova operação de recepção humanitária em Confins

Redacao

Embratur e Netflix lançam guia turístico do Brasil na WTM Londres

Redacao

Defesa de Silveira aciona Mores e diz que indulto de Lula abrange ex-deputado

Raimundo Souza

Cidade do Paraná é atingida por ventos fortes de até 180 km/h

Raimundo Souza