31.3 C
Rio Branco
sábado, 21 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Defesa Civil leva tecnologia e capacitação para monitoramento de chuvas a comunidades ribeirinhas

Publicado em 21/02/2026

Agentes do Estado percorreram mais de mil quilômetros por via fluvial. Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

Diante das variações no nível dos rios em diferentes regiões do estado, a Defesa Civil estadual, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), intensificou ações de monitoramento com a manutenção e instalação de equipamentos modernos para medição de chuvas em áreas mais distantes, além da implantação de réguas para aferir o nível das águas. A iniciativa permite o acompanhamento em tempo real e fortalece a capacidade de resposta do poder público diante de possíveis cheias.

A equipe percorreu cerca de 1.220 quilômetros por via fluvial, passando pelos rios Amônia, Tejo e Juruá. Os equipamentos foram instalados principalmente na região da Foz do Breu, uma das localidades mais distantes do centro urbano do Acre e que faz divisa com o Peru. A ação demonstra o compromisso do governo em garantir assistência e monitoramento aos ribeirinhos do estado.

Além disso, moradores de comunidades de difícil acesso foram capacitados para que eles próprios realizem os registros dos dados coletados pelos equipamentos e encaminhem as informações aos coordenadores municipais e estaduais. A iniciativa é considerada pioneira, já que essas localidades nunca haviam contado com esse tipo de tecnologia para monitoramento.

Comunidade Foz do Breu foi uma das que recebeu as novas ferramentas de medição. Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

O chefe da operação, coronel James Gomes, destacou que as equipes atuaram em comunidades ribeirinhas dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

“Esses aparelhos servem para medir a quantidade de chuva que precipita na região e gerar essas informações. Com a instalação dessa nova tecnologia, ampliamos toda a nossa rede de alerta e o sistema de informações hidrometeorológicas que já temos”, explicou.

James Gomes é o responsável pela operação e capacitou dezenas de pessoas. Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

A Defesa Civil também contou com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) na logística de todo o percurso. A atuação integrada entre os órgãos do governo estadual reforça a capacidade de resposta do poder público e garante mais segurança e bem-estar aos acreanos, além de evidenciar o empenho do Estado com o cuidado e a proteção da população em todas as regiões.

John Hilder Ashaninka, morador da aldeia Apiwtxa, no município de Marechal Thaumaturgo, recebeu capacitação para realizar a leitura do equipamento instalado na comunidade. Para ele, compreender o funcionamento da ferramenta representa uma forma de prevenção e proteção, especialmente diante dos impactos cada vez mais frequentes das mudanças climáticas.

“Esse equipamento é muito importante para medir a quantidade de chuva que está caindo e também para nos prevenir de futuras alagações, que vêm causando prejuízos aos ribeirinhos que moram mais abaixo no rio. Com esse monitoramento, temos um alerta a mais para garantir a segurança de todos”, afirmou Ashaninka.

“Equipamente muito necessário”, disse John Ashaninka. Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

A equipe também realizou a substituição de réguas de medição do nível dos rios que estavam danificadas pelo tempo. Nos pontos onde não havia esse tipo de instrumento, novos medidores foram implantados, ampliando a cobertura do monitoramento e garantindo maior precisão na leitura dos níveis das águas pelos próprios moradores.

Foram instaladas réguas de medição em diversas comunidades ribeirinhas. Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

José Silva é habitante da Foz do Breu e relatou que, por muito tempo, a comunidade precisou improvisar a medição do nível do rio utilizando um copo de plástico. Com a chegada dos novos equipamentos, segundo ele, a realidade muda significativamente, tornando o monitoramento mais prático, rápido e preciso.

José Silva ressaltou eficiência do equipamente e a importância da chegada dessa tecnologia. Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

“O equipamento digital já mede todos os milímetros de chuva que caem na região, e agora conseguimos enviar a quantidade registrada de forma muito mais ágil. O governo do Estado está de parabéns, assim como a Defesa Civil e todos os envolvidos nesse trabalho, porque esses equipamentos têm grande importância para nós”, completou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ascensão de Leão 14 frustra ultradireita nos EUA, que chama o papa de marxista

Raimundo Souza

Os próximos passos do julgamento de Bolsonaro, que entra na reta final

Raimundo Souza

Dia do Trabalhador: entenda a origem do feriado de 1º de maio

Raimundo Souza

Imac e Ministério Público do Acre alinham ações sobre licenciamento ambiental e crise hídrica

Marcio Nunes

Polícia Penal realiza operação integrada com forças de segurança em presídio de Senador Guiomard

Marcio Nunes

Em fase de finalização, governadora em exercício Mailza visita obra da Ponte da Sibéria, em Xapuri

Redacao