35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Defesa Civil Estadual monitora nível do rio Acre após grande volume de chuvas no estado

Publicado em 08/03/2025

O governo do Acre, por meio da Defesa Civil do Estado, segue monitorando o nível do Rio Acre em Rio Branco após o grande volume de chuvas nas últimas semanas.

A cota de transbordamento do rio Acre é de 14m e a cota de alerta é de 13,50m. A velocidade de subida do nível das águas nas últimas 24h foi de 4,7 cm/h, conforme dados registrados pelo serviço de monitoramento da Defesa Civil de Rio Branco.

O órgão reforça o alerta chamando atenção para o fato de que na primeira semana de março já choveu 33% do esperado para todo o mês, representando um acumulado de 96,4 mm e um total de 1,37 metro a mais no nível do Rio.

Tendência de subida do nível do Rio Acre aqui em Rio Branco indica possibilidade de cota de alerta de sábado para domingo. Foto: Pedro Devani/Secom

Diante desse cenário de alerta o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Batista enfatiza que todo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, que é composto pelas instituições de governo, estão de pronto para apoiar a Defesa Civil Municipal, não só de Rio Branco mas de todos os demais municípios onde os níveis dos rios estão elevados.

Dentre os que se encontram nessa condição de atenção, conforme adianta Batista, está Plácido de Castro, Sena Madureira, Rio Branco, Porto Walter e Cruzeiro do Sul.

“Estamos acompanhando a evolução dos níveis dos rios, por meio do monitoramento pluviométrico e fluviométrico e o Estado está atento e já se adiantando em iniciativas que possam prevenir e minimizar crises”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bocalom sanciona lei e viaduto da AABB vai se chamar Mamédio Bittar

Jamile Romano

Obras de manutenção para readequação da ala de UTI da Fundhacre seguem a todo vapor

Marcio Nunes

Estado e prefeitura selecionam empreendedores para atuarem na Feira Natalina 2024

Marcio Nunes

Acre tem uma das maiores taxas de abandono vacinal infantil do país, aponta relatório

Jamile Romano

Após ter negado procedimento, MPAC recomenda que Hospital de Feijó assegure aborto legal

Jamile Romano

Prefeitura apoia a Conferência Municipal de Saúde do trabalhador

Marcio Nunes