23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Defensoria recomenda adequação de lei municipal sobre prioridade em vagas de creche para mulheres em situação de violência

Publicado em 13/05/2025

A Defensoria Pública do Acre, por meio do Subnúcleo de Direitos Humanos 1, encaminhou recomendação à Prefeitura de Rio Branco, nesta quinta-feira, 8, sugerindo a revisão de pontos específicos da Lei Municipal nº 2.508/2023, que trata da prioridade de vagas em creches para dependentes de mulheres em situação de violência doméstica.

O documento foi elaborado após o recebimento de ofício encaminhado pela Secretaria de Estado da Mulher e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), que trouxe apontamentos sobre possíveis entraves à efetivação da política pública prevista na norma municipal.

Atualmente, a legislação exige tanto o boletim de ocorrência quanto um laudo de corpo de delito ou psicológico para garantir o acesso à prioridade. A Defensoria considera que essa exigência pode dificultar o atendimento imediato às vítimas, indo além do que prevê a legislação federal, como a Lei Maria da Penha.

Com base nesse entendimento, a instituição recomenda que o boletim de ocorrência ou a existência de processo judicial seja considerado documento suficiente para o acesso ao benefício, bem como sugere a inclusão de dispositivo que assegure o sigilo dos dados da mulher e de seus dependentes.

A proposta visa contribuir para o aperfeiçoamento da legislação local, ampliando o alcance da política pública e fortalecendo a rede de proteção às mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade.

A Prefeitura tem prazo de 30 dias para se manifestar quanto ao acolhimento da recomendação.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre integra Portal Nacional de Desaparecidos para fortalecer localização de pessoas

Kevin Souza

Governo avalia reduzir tarifa de importação para baratear alimentos

Marcio Nunes

CCJ da Câmara nega recurso contra cassação do mandato de Glauber Braga

Marcio Nunes

Iapen e Defensoria Pública promovem atendimento jurídico na Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco

Raimundo Souza

Acre recebe recurso para realizar testes rápidos de gravidez nas unidades de saúde

Marcio Nunes

Sebrae e ApexBrasil realizam programa para facilitar o acesso de pequenos negócios ao mercado exterior

Marcio Nunes