25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Defensoria recomenda adequação de lei municipal sobre prioridade em vagas de creche para mulheres em situação de violência

A Defensoria Pública do Acre, por meio do Subnúcleo de Direitos Humanos 1, encaminhou recomendação à Prefeitura de Rio Branco, nesta quinta-feira, 8, sugerindo a revisão de pontos específicos da Lei Municipal nº 2.508/2023, que trata da prioridade de vagas em creches para dependentes de mulheres em situação de violência doméstica.

O documento foi elaborado após o recebimento de ofício encaminhado pela Secretaria de Estado da Mulher e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), que trouxe apontamentos sobre possíveis entraves à efetivação da política pública prevista na norma municipal.

Atualmente, a legislação exige tanto o boletim de ocorrência quanto um laudo de corpo de delito ou psicológico para garantir o acesso à prioridade. A Defensoria considera que essa exigência pode dificultar o atendimento imediato às vítimas, indo além do que prevê a legislação federal, como a Lei Maria da Penha.

Com base nesse entendimento, a instituição recomenda que o boletim de ocorrência ou a existência de processo judicial seja considerado documento suficiente para o acesso ao benefício, bem como sugere a inclusão de dispositivo que assegure o sigilo dos dados da mulher e de seus dependentes.

A proposta visa contribuir para o aperfeiçoamento da legislação local, ampliando o alcance da política pública e fortalecendo a rede de proteção às mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade.

A Prefeitura tem prazo de 30 dias para se manifestar quanto ao acolhimento da recomendação.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deracre e Prefeitura de Brasileia realizam melhorias na Ponte José Augusto de Araújo

Redacao

Governo anuncia 3° Prêmio de Comunicação do Estado do Acre com palestra da jornalista Mari Palma

Marcio Nunes

Procon divulga balanço da Operação Sonitus, contra comercialização de fogos de artifício com estampido

Marcio Nunes

Obras do Ramal do Adolar iniciam em Sena Madureira

Marcio Nunes

Criadas por leis estaduais, sete cidades do Acre comemoram 32 anos neste domingo

Raimundo Souza

Advogados citados em caso que resultou na morte de Juliana Chaar pedem afastamento da OAB/AC

Jamile Romano