35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Defensoria Pública do Acre empossa 11 novos membros e expande atuação no estado

Publicado em 11/01/2025

Com reforço histórico, a instituição alcança 62 defensores públicos ativos e garante atendimento jurídico em todos os municípios acreanos


Os novos defensores públicos do Acre tomaram posse destacando a missão da Defensoria Pública de promover justiça. Foto: Bruno Medim.

A população do Acre contará com uma Defensoria Pública ainda mais presente e acessível após a posse de 11 novos defensores públicos, realizada na última sexta-feira, 10 de janeiro, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (UFAC). O evento marcou um momento histórico para a instituição, que ampliou seu efetivo para 62 membros ativos, o maior número em seus 23 anos de existência.

Com os novos membros, a Defensoria Pública do estado reforçará a atuação presencial em todos os municípios acreanos, consolidando o atendimento jurídico tanto presencial quanto online. Embora defensores públicos já estivessem designados para todas as comarcas, o aumento no efetivo traz maior capacidade de atuação, fortalecendo o compromisso com a redução das desigualdades e o acesso à justiça para as populações mais vulneráveis.

Autoridades compuseram o dispositivo de honra durante a solenidade de posse dos 11 novos membros da DPE/AC. Foto: Bruno Medim.

A mesa de honra foi composta pela defensora pública-geral do Estado do Acre, Simone Jaques de Azambuja Santiago; pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo, que representava, na ocasião, o governo do Estado; pela subdefensora pública-geral, Juliana Marques Cordeiro; pela corregedora-geral da Defensoria Pública, Roberta de Paula Caminha Melo; pelo corregedor-geral eleito para o biênio 2025-2027, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Acre, desembargador Nonato Maia; pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, deputado Pedro Longo; pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, Danilo Lovisaro do Nascimento; pelo prefeito de Rio Branco em exercício, Alysson Bestene; pela vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, Thais Silva de Moura Barros;  pela presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Acre, Fenísia Araújo da Mota; e pela defensora pública federal chefe substituta da Defensoria Pública da União, Fernanda Sousa Vieira.

Entre as autoridades presentes, destacaram-se a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, Thais Silva de Moura Barros, o prefeito em exercício de Rio Branco, Alysson Bestene, secretários de Estado e municipais, além de membros do sistema de justiça e líderes de associações nacionais e estaduais de defensoras e defensores públicos.

Autoridades e os empossados posam para foto. Foto: Bruno Medim.

Os novos defensores, provenientes de diferentes estados do Brasil, passarão por um curso de formação em Rio Branco durante o mês de janeiro e, em fevereiro, iniciarão suas atividades no interior. Com essa mudança, duas posições no interior foram remanejadas para a capital, Rio Branco, que também apresenta alta demanda.

A defensora pública-geral, Simone Santiago, celebrou o reforço no quadro. “Este momento simboliza o compromisso da Defensoria Pública em atender melhor a população acreana, especialmente nas áreas mais carentes, consolidando a justiça como um direito para todos”.

A defensora pública-geral, Simone Santiago, celebrou o reforço no quadro. Foto: Bruno Medim.

Os novos defensores públicos do Acre tomaram posse destacando a missão da Defensoria Pública de promover justiça, inclusão social e defesa dos direitos humanos. No discurso coletivo, ressaltaram o compromisso de combater desigualdades, discriminações e vulnerabilidades, garantindo dignidade, igualdade e acesso à cidadania. Com origens diversas, enfatizaram a importância da empatia e da ampliação dos serviços da instituição em todos os municípios do estado. Celebraram a superação dos desafios do concurso e reafirmaram o compromisso de transformar realidades sociais com coragem e dedicação.

Os novos membros, Maria Letícia de Brito Fontenele, Henry Sandres de Oliveira e  Daniela Alaíne Silva Nogueira escolheram fazer um discurso coletivo na solenidade. Foto: Bruno Medim.

Com a ampliação de 21,57% no efetivo, a Defensoria Pública do Acre fortaleceu sua atuação em todo o estado, promovendo cidadania e justiça social. A expectativa é que esse reforço traga impactos positivos concretos para milhares de acreanos que dependem dos serviços jurídicos gratuitos.

(Assessoria Defensoria Pública do Acre)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Iapen abre concurso para criação de hino da Polícia Penal

Marcio Nunes

Homem é condenado por homicídio cometido em mercearia de Epitaciolândia

Jamile Romano

Colégio Militar entrega alamares e certificados de mérito a mais de 200 alunos em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

O complexo de comunicação O Rio Branco parabeniza todas as mães pela passagem do Dia das Mães

Raimundo Souza

No bairro Calafate, prefeitura participa de ação de saúde aos moradores da regional

Raimundo Souza

Fala de Lula gera atrito com chefe da Anvisa, que faz carta aberta

Raimundo Souza