25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Defensores públicos agradecem governador pelo fortalecimento da instituição

Atualizada em 10/06/2024 17:06

Os defensores públicos do Acre se reuniram, nesta segunda-feira, 10, com o governador Gladson Cameli para homenageá-lo e também agradecer pelos investimentos que fortalecem a atuação da instituição em todo o estado. No encontro, no Palácio Rio Branco, o chefe do Executivo recebeu o certificado de honra ao mérito em alusão ao mês da Defensoria Pública do Estado (DPE), celebrado em maio. O deputado estadual Pedro Longo também esteve presente, representando a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e a união dos poderes constituídos.

Por meio dos investimentos, a Defensoria ampliou seus atendimentos em todos os municípios, garantindo que a população mais vulnerável pudesse ter acesso à justiça. Foi na gestão de Gladson Cameli que o orçamento destinado à DPE foi aumentado e que houve uma adequação ao plano de carreiras dos defensores.

A defensora pública-geral, Simone Santiago, destacou que o reconhecimento é uma forma de agradecer a retomada dos investimentos à instituição e o fortalecimento que reflete na expansão e melhoria dos serviços prestados.

“Nossa palavra é gratidão. Viemos agradecer ao governador Gladson Cameli por todo o apoio e por ser um governador que olha para a Defensoria Pública com muita sensibilidade, com muito respeito por nossa instituição, pelos membros, pelos servidores e que reconhece a importância da missão da Defensoria Pública, que é garantir direito para as pessoas que mais precisam”, destacou em sua fala.

Diariamente, a média de atendimentos é entre 600 e 800, sendo que, somente neste ano, a Defensoria já soma mais de 67,2 mil atendimentos em todos os municípios. A defensora-geral destacou ainda que o governo tem se destacado quando se trata da Emenda Constitucional nº 80/2014, que determinou um prazo de oito anos para que a União, os Estados e o Distrito Federal devam contar com defensores públicos em todas as unidades jurisdicionais.

“Hoje, com as condições de trabalho que o governador tem dado à Defensoria Pública, nós temos conseguido atingir um número bem significativo de atendimentos das pessoas em todo o estado do Acre. Nós estamos hoje conseguindo cumprir a Emenda Constitucional nº 80, de 2014, e a Defensoria Pública do Acre está nesse patamar, conseguindo alcançar toda a população do estado”, pontuou.

Os defensores presentes reforçaram ao governador que é nítida a diferença da DPE em sua gestão, já que, segundo eles, foi possível resgatar o orgulho da profissão. A posse de quinze novos defensores na gestão do governador Gladson Cameli foi relembrada. Com isso, o estado passou a contar com 54 defensores públicos, e a previsão é de que até o final do ano mais 11 novas contratações reforcem ainda mais o trabalho da DPE nas cidades do estado.

Um dos recentes investimentos foi a assinatura da ordem de serviço para a construção da unidade da Defensoria Pública em Sena Madureira, que ocorreu em abril deste ano. O objetivo da iniciativa é construir uma sede moderna, bem equipada e tecnologicamente avançada para oferecer serviços jurídicos à comunidade local. O terreno escolhido para a construção está localizado na Rua Siqueira Campos, n.° 264, no Centro de Sena Madureira.

Outro reforço importante foi a aquisição da unidade móvel de atendimento, que leva serviços jurídicos fundamentais a diversas comunidades nas localidades de difícil acesso do estado, um trabalho desenvolvido desde janeiro deste ano.

A unidade móvel da Defensoria já se destaca como um veículo primordial para disseminar cidadania e acesso aos direitos constitucionais, contribuindo para a construção de um estado mais humano e igualitário.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Homem é condenado por vender madeira ilegal proveniente do Parque Nacional da Serra do Divisor

Jamile Romano

PrefeitoTião Bocalom confirma Wanderley Andrade e Rafa do Tambor da Bahia no carnaval de Rio Branco

Jamile Romano

Novo secretário de Assistência Social e Direitos Humanos é ompossado por Bocalom

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza intervenção em adutora rompida no Centro da capital

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco investe em segurança alimentar com fábrica de leite de soja

Marcio Nunes

Com o BID, governador reforça pedido de apoio para regularização fundiária

Marcio Nunes