24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

‘De vítimas, só tivemos os 4 policiais’, diz governador após operação que matou ao menos 119

Cláudio Castro defendeu ‘sucesso’ de ação contra o CV e alegou que ‘verdadeiras vítimas’ são os policiais; Defensoria Pública aponta 132 mortos

Rio de Janeiro tem fila de corpos estendidos em uma lona após megaoperação

Conforme o ativista Raull Santiago, ao menos 60 corpos foram retirados por moradores da região de mata do Complexo da Penha durante a madrugada. Crédito: Pedro Kirilos | TV Estadão

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse nesta quarta-feira, 29, que as únicas vítimas da megaoperação são os policiais mortos. A declaração foi dada em coletiva de imprensa, logo após a Defensoria Pública do Rio de Janeiro afirmar que há ao menos 132 mortos na ação contra o Comando Vermelho (CV).

“Aquelas foram as verdadeiras quatro vítimas. De vítimas, ontem, só tivemos os quatro policiais”, afirmou o governador.

Castro também alegou que o número de mortos, segundo balanço do Estado nesta quarta, foi menor do que o divulgado ontem pela própria gestão. Eram 64Agora, seriam 58. Ele admitiu que o dado irá mudar conforme o trabalho da perícia e do IML.

“Nossa contabilidade começa na hora que esses corpos entram no IML. Não contabilizamos por imagem, foto. A Polícia Civil tem uma responsabilidade enorme de saber quem era cada uma dessas pessoas. Eu não posso fazer balanço antes de todos entrarem. (…) Na verdade, o secretário Felipe me passou agora, são 58, sendo 4 policiais. Esse dado vai mudar com certeza. O trabalho de perícia não terminou”.

Fila de corpos no Complexo da Penha

A operação foi a mais letal da história do Estado. Moradores do Complexo da Penha, na zona norte carioca, um dos locais onde houve a operação, levaram ao menos 60 corpos para a Praça São Lucas durante a madrugada e o início da manhã desta quarta-feira, 29, após.

Mais cedo, à TV Globo, o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, disse que os cadáveres levados pelos moradores não estavam na contagem. O governo, porém, não atualizou o balanço oficial.

O governo Cláudio Castro defendeu ainda o “sucesso” da ofensiva – que envolveu 2,5 mil policiais, blindados e helicópteros – para avançar sobre um território dominado pelo crime organizado. O CV chegou a usar drones com bombas na reação, o que expôs o poder bélico dos traficantes.

“Ninguém nunca viu no Brasil o que está acontecendo aqui”, disse Jéssica, uma moradora em frente à fila de corpos na manhã desta quarta. “Ninguém nunca viu no Brasil o que está acontecendo aqui”, afirma Jéssica.

PKRIO 29/10/2025 – RIO DE JANEIRO / CORPOS – Corpos de mortos da megaoperacao de ontem dia 28, em rua na penha, zona norte do Rio de Janeiro. Foto Pedro Kirilos/Estadão Foto: Pedro Kirilos

O ativista Raull Santiago, diretor do Instituto Papo Reto, afirmou no Instagram que os corpos foram encontrados em uma área de mata na Serra da Misericórdia. Segundo ele, a Defesa Civil Estadual está no local para retirar os corpos.

Rio de Janeiro voltou ao estágio 1 às 6h desta quarta-feira, de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura. No momento, os meios de transportes operam normalmente. Todas as vias estão liberadas para o tráfego de veículos.

A região havia entrado no estágio 2 às 13h48 de terça-feira, devido a ocorrências policiais que interditaram, de forma intermitente, diversas ruas das zonas norte, oeste e sudoeste da cidade, impactando os modais de transportes e a locomoção da população pela cidade.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Eleições 2026: o senador Alan Rick está entre os que despontam nas disputas para governador

Raimundo Souza

Lula encontra Alcolumbre, mas aliados agora apostam em anúncio de Messias para STF só após viagem

Raimundo Souza

Mailza Assis defende a manutenção da unidade do grupo político para o próximo pleito de 2026

Raimundo Souza

DPVAT: seguro obrigatório para veículos vai voltar a ser cobrado a partir de janeiro de 2025

Jamile Romano

Homem é preso após agredir mãe e irmãos em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre

Kevin Souza

Segurança Pública realiza aula inaugural do 7° curso do Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades

Kevin Souza