23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

De acordo com Davi Friale, a fumaça que assola o Acre provém da Bolívia.

Publicado em 03/09/2024

Na tarde desta terça-feira, 3, Davi Friale, um meteorologista, afirmou que a densa fumaça que tem encoberto Rio Branco nos últimos dias não vem do Amazonas. Em vez disso, as queimadas são provenientes  da Bolívia, que fica na fronteira com o Acre.

De acordo com Friale, imagens de satélite mostram claramente que a massa de fumaça intensa vem do território boliviano e se dirige para o Acre por causa dos ventos fortes. Ele enfatizou que já havia alertado sobre essa situação e previu que a fumaça das queimadas bolivianas se espalharia por Rio Branco no último domingo, 01 de setembro, com a chegada de uma frente fria e uma onda polar. O pesquisador espera que essa condição persista até terça-feira e provavelmente se intensificará nos próximos dias.

Observamos que a fumaça não pode vir do Amazonas, pois os ventos estão soprando da Bolívia para o Amazonas e não para o contrário. A qualidade do ar em Rio Branco tende a melhorar quando os ventos vêm do Amazonas”, disse Friale.
Além disso, o “Mago do Tempo” informou que uma nova onda polar deve chegar ao Acre na quinta-feira, 5 de setembro. Essa onda pode trazer mais fumaça da Bolívia durante o fim de semana, agravando ainda mais as coisas na capital acreana.

VEJA O VÍDEO:

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sehurb divulga o resultado do programa Minha Casa, Minha Vida

Raimundo Souza

Governo do Acre já aplicou mais de R$ 15,8 milhões em multas por crimes ambientais em 2024

Jamile Romano

Nova friagem: onda de frio polar pode trazer chuvas fortes, diz Friale

Jamile Romano

Ação conjunta reforça fiscalização em postos de combustíveis da capital

Marcio Nunes

Inmet emite alerta de chuvas intensas para o Acre nesta segunda-feira

Kevin Souza

MPAC se manifesta favorável ao pedido de prisão preventiva de envolvidos na morte de jovem em Feijó

Jamile Romano