23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

De acordo com Davi Friale, a fumaça que assola o Acre provém da Bolívia.

Publicado em 03/09/2024

Na tarde desta terça-feira, 3, Davi Friale, um meteorologista, afirmou que a densa fumaça que tem encoberto Rio Branco nos últimos dias não vem do Amazonas. Em vez disso, as queimadas são provenientes  da Bolívia, que fica na fronteira com o Acre.

De acordo com Friale, imagens de satélite mostram claramente que a massa de fumaça intensa vem do território boliviano e se dirige para o Acre por causa dos ventos fortes. Ele enfatizou que já havia alertado sobre essa situação e previu que a fumaça das queimadas bolivianas se espalharia por Rio Branco no último domingo, 01 de setembro, com a chegada de uma frente fria e uma onda polar. O pesquisador espera que essa condição persista até terça-feira e provavelmente se intensificará nos próximos dias.

Observamos que a fumaça não pode vir do Amazonas, pois os ventos estão soprando da Bolívia para o Amazonas e não para o contrário. A qualidade do ar em Rio Branco tende a melhorar quando os ventos vêm do Amazonas”, disse Friale.
Além disso, o “Mago do Tempo” informou que uma nova onda polar deve chegar ao Acre na quinta-feira, 5 de setembro. Essa onda pode trazer mais fumaça da Bolívia durante o fim de semana, agravando ainda mais as coisas na capital acreana.

VEJA O VÍDEO:

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

China suspende proibição de compra de carne de frango do Brasil

Redacao

Cavalgada Histórica de 50 Anos da Expoacre Leva Multidão às Ruas de Rio Branco; Veja as Imagens

Raimundo Souza

Governo recebe R$ 35 milhões em recursos federais para obras de infraestrutura no Acre

Marcio Nunes

Projeto ‘Ei, você consegue!’ acolhe mulheres vítimas de violência doméstica no Acre

Redacao

Cessar-fogo em Gaza: segunda fase do acordo deve ocorrer nesta semana

Raimundo Souza

MPAC recomenda suspensão de contratos com Instituto Upas após constatar irregularidades

Kevin Souza