25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Artigos do Narciso

Dando marcha ré?

O governador Tarcísio de Freitas, enquanto candidato a presidência da nossa República vem se desanimando.

Se as chances fossem as mesmas, entre ser candidato a reeleição e disputar a presidência da nossa República, logicamente, o atual governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disputaria a nossa presidência, mas acontece que, ninguém menos que o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu criador político, e em particular, os seus filhos, em nada o tem ajudado.  Diria até, só o tem dificultado.

Prova disto é o silencio que o ex-presidente Jair Bolsonaro tem feito sobre a candidatura Tarcísio de Freitas à presidência. Embora inelegível e condenado a mais de 27 anos de cadeia, o próprio Jair Bolsonaro, quando perguntado qual o candidato que iria apoiar, já chegou a responder: o candidato sou eu, pois sou a 1ª, a 2ª e a 3ª opção.

Em assim se comportando e pela lealdade que tem buscado demonstrar ao seu criador, Jair Bolsonaro, o próprio Tarcísio de Freitas vê-se impedido de potencializar a sua candidatura presidencial, e nas poucas vezes que chegou a sinalizar que toparia, diz esperar pela ordem expressa do seu criador.

Enquanto isto, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, lá dos EUA, onde se encontra, foragido ou refugiado, chegou a compará-lo a um oportunista e compará-lo a um rato. Nada pior, afinal de contas, ninguém se diz satisfeito quando comparado a tal bicho, a não ser o governador do Paraná, que traz o diminutivo “ratinho” em seu charmoso cognome.

 Sem dúvidas, o voto do Ministro Luiz Fux, ao inocentá-lo, de cabo a rabo, reacendeu as esperanças do próprio Jair Bolsonaro de tornar elegível e o candidato presidencial nas eleições de 2026, isto porque, independente dos atropelos, a esperança é sempre a última que morre.

Voltando ao presidenciável Tarcisio de Freitas. Se outrora, enquanto  os nossos institutos de pesquisas anunciavam que o prestígio eleitoral do presidente Lula encontrava-se em baixa e em queda e o prestígio de Tarcísio de Freitas ia crescendo, presentemente, os resultados das pesquisas e dos mesmos institutos estão trazendo resultados bastante desconfortáveis a sua candidatura presidencial.

Para os nossos mais experimentados analistas políticos, o fator Donald Trump, particularmente, os seus tarifaços, ao prejudicar o nosso país e ao reagir em defesa da nossa soberania, o prestígio popular do presidente Lula começou a crescer, e de tal forma, que o próprio Tarcísio de Freitas já vem emitindo sinais que não irá deixar o certo pelo duvidoso, e para ele, o certo será disputar a sua própria reeleição e continuar se fortalecendo para disputá-la nas eleições de 2030, e sem ter o presidente Lula no meio do caminho que terá que percorrer.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inacreditável

Jamile Romano

A pensar.

Narciso Mendes

Monarquia absoluta

Jamile Romano

Especulações políticas

Jamile Romano

Trambiqueiro da fé

Jamile Romano

O legislado não basta

Jamile Romano