Atualizada em 21/02/2024 08:55
“Para mim, foi um desenvolvimento pessoal muito bom, porque como eu tenho dois filhos, agora eu posso auxiliá-los a mexer no computador”, afirmou Maria Aparecida de Oliveira, dona de casa que, aos 50 anos, decidiu voltar a estudar e agora está começando as aulas avançadas de programação de site, oferecidas no Polo Digital Maués, no Teatro Barracão Matias, em Rio Branco.
Maria Aparecida não acreditava que poderia voltar a estudar. Dona de casa, casada e com três filhos, ela achava que seu tempo tinha passado. “Aí eu fiquei assim… falei: ‘Ah, eu já tenho 50 anos, sou do lar, casada, não importa muito’, mas para estudar não importa você ter idade. Estudar é gratificante. A minha irmã formou esses dias com uma senhorinha de 70 anos, eu até me emocionei”, declara a dona de casa.
A esperança de novas possibilidades floresceu para Maria Aparecida e mais três mil alunos em 2023. Como destacou o diretor de Tecnologia da Seict, Ricardo Damasceno, em 2023 foram certificados 3.870 alunos em Educação a Distância (EaD) e 1.205 com cursos presenciais no Polo Digital.
O Polo Digital Maués, localizado no Teatro Barracão Matias, em Rio Branco, oferece cursos nas áreas tecnológica, administrativa e de empreendedorismo. São 10 cursos presenciais e 11 cursos online, dentre eles Informática Básica, Excel Básico e Intermediário, Auxiliar Administrativo, Operador de Caixa, Auxiliar de Recursos Humanos e Microsoft Word 2019 Básico.
O centro é idealizado pela Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), que cede espaços para que os cursos livres sejam ofertados à comunidade.
[Agência de Notícias do Acre]