23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Curso on-line para pretendentes à adoção está disponível durante todo o ano

Atualizada em 22/05/2024 08:56

Para se habilitar à adoção de uma criança ou adolescente é obrigatório o certificado no Curso de Pretendentes à Adoção. A Escola do Poder Judiciário do Acre oferta essa formação durante todo o seu ano letivo, ou seja, a matrícula está disponível até o dia 13 de dezembro de 2024.

Esse curso é uma exigência legal, prevista no artigo 197- C §1º do Estatuto da Criança e do Adolescentes, com o objetivo de realizar uma preparação psicológica e apresentar orientações jurídicas às interessadas e interessados. Um destaque da ementa é a abordagem sobre questões complexas como a adoção de grupos de irmãos e as informações voltadas a dizimarem preconceitos quanto à cor, deficiências, doenças crônicas ou com necessidades específicas de saúde.

“Quando os pretendentes enviam a documentação para a Vara da Infância e Juventude, eles são avisados sobre essa formação e o link é enviado por e-mail. Alguns entram em contato aqui com nosso núcleo para pedir informações e já enviamos o link também”, explicou a assistente social do Núcleo de Apoio Técnico ao Poder Judiciário (NatJus), Elza Abreu.

A formação é on-line e possui carga horária de 30 horas/aula. Desde 2023, tornou-se autoinstrucional, agilizando assim essa etapa. “Antes realizávamos um encontro presencial. Para isso, a gente esperava acumular uma quantidade de processos e realizava a capacitação em um único encontro. Agora é muito mais prático sendo virtual, porque não precisa aguardar, os pretendentes já anexam o certificado no processo de adoção”, explicou a psicóloga do NatJus, Viviane Paza.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Na Expoacre Juruá, economia solidária expõe ao mundo arte de artesãos que revelam traços da cultura acreana

Raimundo Souza

MPAC expede recomendação para melhoria da segurança viária em Rio Branco

Jamile Romano

Sesacre adia aplicação de provas do concurso por conta da enchente

Jamile Romano

Decreto de emergência na Eta 2 de Rio Branco é renovado para avançar na recuperação da Estação de Tratamento de Água

Marcio Nunes

Estudo levanta perfil do turista que visita o Acre

Marcio Nunes

Sincofac e enfermagem aliam recebimento de receituários nas drogarias privadas do Acre

Jamile Romano