25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Cruzeiro do Sul celebra 107º Novenário de Nossa Senhora da Glória, agora patrimônio imaterial do Acre

Na noite desta sexta-feira, 15, Cruzeiro do Sul se voltou para o Novenário de Nossa Senhora da Glória, um dos maiores símbolos de fé da Região Norte. Milhares de fiéis participaram da tradicional procissão que marca o encerramento da programação religiosa. Entre os presentes, estava o governador Gladson Camelí, que fez questão de acompanhar as homenagens à padroeira.

Procissão de encerramento do novenário é um evento esperado por muitos acreanos. Foto: Diego Silva/Secom

Este ano, em sua 107ª edição, a celebração ganhou um significado especial. Na última quarta-feira, 13, o governo estadual reconheceu oficialmente o novenário como patrimônio histórico imaterial do Acre, o primeiro a receber essa titulação. A decisão foi aprovada pelo Conselho Estadual de Patrimônio e publicada no Diário Oficial do Estado.

Além de comparecer em peso, os municípes se fantasiam e enfeitam suas casas em homenagem à Nossa Senhora da Glória. Foto: José Caminha/Secom

O governador do Acre destacou sua satisfação ao participar do evento em Cruzeiro do Sul, sua terra natal: “É uma linda expressão de fé que sempre esteve presente na vida de minha família e de muitos cruzeirenses. Esse reconhecimento é mais do que merecido. Fico feliz do Acre ter no seu coração um evento tão grandioso e lindo”.

Governador Gladson Camelí celebrou a solenidade e exaltou o reconhecimento estadual. Foto: José Caminha/Secom

Realizado tradicionalmente na primeira quinzena de agosto pela Diocese de Cruzeiro do Sul, o novenário reuniu uma série de atividades religiosas, entre elas missas, romarias e a procissão das crianças. A Catedral Nossa Senhora da Glória, símbolo arquitetônico e turístico de Cruzeiro do Sul, foi o ponto de partida da caminhada de fé que mobilizou a população local.

Acender de velas é uma cultuada tradição da procissão em homenagem à Nossa Senhora. Foto: Diego Silva/Secom

Entre os milhares de fiéis, o casal Maria Gavides e Hélio José Nogueira deu um testemunho de devoção e amor. Juntos há 57 anos, eles se conheceram durante o novenário e desde então participam anualmente do evento. “É parte integrante das nossas vidas. Sempre fomos privilegiados por muitas bênçãos e essa é uma forma de agradecer”, contou Maria.

Casal e seus quatro filhos se denominam como devotos de Nossa Senhora da Glória. Foto: Carlos Alexandre/Secom

Atrás apenas do Sírio de Nazaré de Belém, o novenário do município é o segundo evento religioso mais popular da região Norte e pela visão devota de Maria, ela aponta: “A fé construiu Cruzeiro do Sul e nos mantém unidos. Por natureza, o nosso povo é religioso. Todos esperam por esse momento e participam, com muita devoção e empenho no coração. Louvamos e agradecemos à Deus pelas graças em nossa vida”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo

Redacao

O Rio Acre avança rapidamente, se aproximando do nível de alerta, e a Defesa Civil intensifica as ações de prevenção contra inundações

Raimundo Souza

Limpando às gavetas: deputados aprovam projeto Mais Luz para o Acre

Marcio Nunes

Bocalom exonera Helder Paiva da Prefeitura de Rio Branco

Jamile Romano

Com apoio do governo do Acre, Marcha para Jesus 2024 leva milhares de fiéis às ruas de Rio Branco neste sábado

Raimundo Souza

MPAC reconhece papel essencial da Polícia Civil em ações que levaram à conquista do Selo Ouro

Redacao