24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Criminosos invadem frigorífico e roubam gado apreendido da Resex Chico Mendes

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) denunciou um ataque ocorrido na madrugada desta terça-feira (17), em Brasiléia, no Acre, onde criminosos invadiram um frigorífico e roubaram dezenas de cabeças de gado apreendidas pela Operação Suçuarana.

Os animais haviam sido retirados da Reserva Extrativista Chico Mendes por criação ilegal em área federal e estavam sob custódia no frigorífico, aguardando o abate. A carne seria destinada à merenda escolar de crianças da região.

Segundo o ICMBio, os invasores destruíram parte do muro e arrombaram o cadeado do local antes de liberar o gado. A ação é considerada uma tentativa de sabotar a fiscalização ambiental em terras públicas da União.

Além do furto, o instituto informou que o proprietário do frigorífico, que colaborava com a operação, tem recebido ameaças de morte. O caso será investigado como crime federal, por obstrução da atividade de fiscalização.

Em nota oficial, o ICMBio repudiou o crime e reforçou que seguirá com as ações de combate à criação irregular de gado na reserva, além de cobrar punição aos responsáveis.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Cameli empossa primeira mulher no Comando-Geral da PM e coronel promete fortalecer policiamento comunitário e humanizado

Jamile Romano

Governador sanciona aumento de salário dos servidores do MPAC e valores ultrapassam os R$ 18 mil

Jamile Romano

Náuas Combat agita público na última noite de Expoacre Juruá

Jamile Romano

1º Campeonato de Dominó em Braille reúne alunos com deficiência visual em Rio Branco

Marcio Nunes

Educação do Acre orienta estudantes sobre segurança digital e ética na internet

Kevin Souza

Prefeitura de Rio Branco garante acolhimento para animais de famílias em risco de alagamento

Raimundo Souza