A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura possíveis fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou nesta terça-feira (26) a convocação de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como figura central em esquemas envolvendo benefícios irregulares.
Além dele, foram convocados dez ex-presidentes da autarquia e o empresário do setor de saúde Maurício Camisotti, que teria sido beneficiado por organizações ligadas a beneficiários do INSS.
O plano de trabalho da comissão também foi aprovado e definiu que o foco inicial das investigações será o período de 2015 em diante. Com isso, os governos de Dilma Rousseff, Michel Temer, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva entram no escopo da apuração.
Ex-ministros serão convidados, não convocados
Após negociações internas, os parlamentares decidiram que ex-ministros da Previdência serão convidados — e não convocados, o que tornaria a presença obrigatória. Caso não compareçam, porém, a comissão poderá transformar os convites em convocações formais.
Entre os convidados estão Carlos Lupi (ex-ministro até maio deste ano), Onyx Lorenzoni, Carlos Eduardo Gabas, José Carlos Oliveira (também ex-presidente do INSS), entre outros que passaram pela pasta desde 2015.
Paulo Guedes, ex-ministro da Economia durante o governo Bolsonaro, ficou de fora da lista, já que a Previdência, nesse período, era vinculada à sua pasta, mas não contava com um ministério específico.
Mais nomes convocados
Outros nomes incluídos na lista de convocados são:
-
Eliane Viegas Mota (CGU)
-
Bruno Oliveira Pereira Bergamaschi (Polícia Federal)
-
Patrícia Bettin Chaves (DPU)
-
Eli Cohen (advogado)
-
Marcelo Abi-Ramia Caetano (ex-secretário de Previdência)
E os seguintes ex-presidentes do INSS:
-
Lindolfo Neto de Oliveira Sales
-
Renato Rodrigues Vieira
-
Leonardo José Rolim Guimarães
-
Alessandro Antonio Stefanutto
-
Elisete Berchiol da Silva Iwai
-
Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano
-
Glauco André Fonseca Wamburg
-
Leonardo de Melo Gadelha
-
Edison Antônio Costa Britto Garcia
-
Francisco Paulo Soares Lopes
Documentos e colaborações
A CPMI também aprovou pedidos de documentos e informações junto à Polícia Federal, Controladoria-Geral da União, Defensoria Pública da União, Tribunal de Contas da União e Ministério da Previdência. Além disso, será requisitado apoio técnico de servidores de outros órgãos para auxiliar nos trabalhos da comissão.

