23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Covid: 28,8% dos que foram infectados no Brasil ainda sentem sintomas

Publicado em 19/12/2024

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (18/12) os dados da pesquisa Epicovid 2.0 – maior estudo sobre Covid já realizado no país. O trabalho aponta que 28% da população, o equivalente a 60 milhões de pessoas, foram infectados pelo vírus Sars-CoV-2 durante a pandemia global. Entre os infectados, 28,8% dizem sentir sintomas da doença até hoje.

O estudo indicou que embora 90,2% dos brasileiros tenham tomado ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19, apenas 57,6% dos entrevistadas pelo Ministério da Saúde afirmaram que confiavam na vacina. Os que não confiavam no imunizante foram 27,3% da população e os que afirmaram que eram indiferentes eram 15,1%.

Ainda sobre a vacinação, 84,6% completou o esquema vacinal com duas doses. A imunização foi maior entre os idosos, as mulheres e as pessoas com maior escolaridade e renda. Na região Sudeste, a proporção de vacinados também foi maior.

Para a investigação, 33,2 mil pessoas foram entrevistadas em 133 municípios brasileiros. As entrevistas ocorreram na casa das pessoas.

“Possivelmente, este é o maior estudo já feito sobre a Covid no mundo e é muito importante para nós consolidarmos todos estes dados”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A investigação revelou que 15% das famílias enfrentaram alguma morte por Covid durante a pandemia, 21,5% das crianças tiveram que interromper os estudos e 34,9% perderam o emprego. Quase 50% tiveram redução na renda durante a emergência mundial de saúde.

“Todos os impactos, exceto morte familiar, afetaram mais as pessoas pobres. Essa pandemia afetou mais as pessoas que já tinham menor acesso à saúde e às oportunidades econômicas”, afirma o pesquisador Pedro Hallal, líder da pesquisa.

Covid longa

No Brasil, 18,9% relataram sintomas de Covid longa. Entre as pessoas que tiveram Covid, 28,8% dizem sentir sintomas até hoje, sejam recorrentes ou sazonais, 36,4% tiveram sequelas da doença e 34,9% não tiveram Covid longa.

A maioria das pessoas que manifestaram sintomas de Covid longa foram mulheres e indígenas. Entre os sintomas mais persistentes estão ansiedade (33,1%), cansaço (25,9%), dificuldade de concentração (16,9%) e perda de memória (12,7%).O estudo brasileiro será publicado nas próximas semanas no International Journal of Infectious Diseases.

 

[Metrópoles]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

De forma dramática, Brasil vence Itália no Mundial de futebol de praia

Raimundo Souza

Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS

Marcio Nunes

Castro apresenta a Moraes sistema de câmeras da PM e sala de inteligência da Segurança do Rio

Kevin Souza

“Adultização”: entenda projeto que pode ter urgência votada na Câmara

Raimundo Souza

Cármen Lúcia diz que desinformação nas eleições é “cabresto digital”

Raimundo Souza

Moraes diz que sanções dos EUA contra sua esposa são ilegais

Redacao