22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Corpo de Bombeiros inicia preparativos para atuação durante o verão e reforça compromisso do Estado no combate às queimadas

Publicado em 28/05/2025

Com o início do verão amazônico na região Norte do país, o governo estadual já trabalha para intensificar as ações de prevenção e combate às queimadas e aos incêndios florestais em todo o território acreano. O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) é um dos responsáveis pela tarefa de fiscalização e já atua na linha de frente dessa missão com os preparativos para garantir uma atuação eficiente durante a estação mais seca do ano.

A corporação promove, ao longo deste mês e do próximo, a atualização e nivelamento da tropa, com foco tanto nas técnicas de combate a incêndios quanto no uso adequado dos materiais. A iniciativa visa preparar melhor o efetivo para oferecer uma resposta mais rápida e eficaz às ocorrências e atender com qualidade a população.

“Já estamos prontos para combater os incêndios florestais e contamos com todo um aparato logístico, como um grande efetivo, materiais e viaturas, visando dar uma melhor resposta aos afetados quando a estiagem estiver em seu ápice”, destaca o primeiro-tenente José Nonato Queiroz.

Durante este momento, o CBMAC concentra seus esforços principalmente na prevenção e orientação da população quanto ao uso do fogo e seus riscos. Além das ações educativas, a corporação tem realizado a atualização e reciclagem de sua tropa, além da formação de brigadas de combate a incêndios.

Na semana passada, uma dessas formações foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em uma ação conjunta que reforçou a importância da cooperação entre instituições no enfrentamento aos incêndios florestais.

“Essa formação de brigadas envolveu outros órgãos do estado. Por meio de um termo de cooperação, o Corpo de Bombeiros fez a capacitação e o treinamento dos brigadistas para atuarem em suas unidades de conservação antes do período de estiagem começar”, conta Queiroz.

Monitoramento diário

Para dar mais celeridade ao trabalho que é realizado pela corporação, os militares contam com a união a outras instituições como a Sema e, durante momentos de intensificação do trabalho, também recebem ajuda da Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental.

O monitoramento, realizado em tempo real com o apoio da Sema, é coordenado a partir de uma sala de situação instalada no Comando-Geral do CBMAC. Com essa estrutura, os militares conseguem direcionar e orientar, de forma imediata, as equipes em campo, permitindo que o combate ocorra no exato momento em que a ocorrência se desenvolve.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Readequação na UTI abriu 10 novos leitos pós-operatórios na Fundhacre e vai agilizar fila de cirurgias: ‘A vida não pode esperar’, diz governador

Jamile Romano

Salas do Empreendedor disponibilizam atendimento em 10 cidades do Acre

Jamile Romano

Governo e Unicef discutem estratégias para fortalecer políticas sociais voltadas à infância e adolescência no Acre

Marcio Nunes

Corpo de Bombeiros alerta para riscos de incêndio e importância de equipamentos de prevenção

Marcio Nunes

Chuvas intensas fazem Rio Acre subir mais de 2 metros em apenas 24 horas, aponta Defesa Civil

Kevin Souza

Companhia aérea deve indenizar criança com transtorno do espectro autista e genitora

Jamile Romano