23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Corpo de Bombeiros inicia preparativos para atuação durante o verão e reforça compromisso do Estado no combate às queimadas

Publicado em 28/05/2025

Com o início do verão amazônico na região Norte do país, o governo estadual já trabalha para intensificar as ações de prevenção e combate às queimadas e aos incêndios florestais em todo o território acreano. O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) é um dos responsáveis pela tarefa de fiscalização e já atua na linha de frente dessa missão com os preparativos para garantir uma atuação eficiente durante a estação mais seca do ano.

A corporação promove, ao longo deste mês e do próximo, a atualização e nivelamento da tropa, com foco tanto nas técnicas de combate a incêndios quanto no uso adequado dos materiais. A iniciativa visa preparar melhor o efetivo para oferecer uma resposta mais rápida e eficaz às ocorrências e atender com qualidade a população.

“Já estamos prontos para combater os incêndios florestais e contamos com todo um aparato logístico, como um grande efetivo, materiais e viaturas, visando dar uma melhor resposta aos afetados quando a estiagem estiver em seu ápice”, destaca o primeiro-tenente José Nonato Queiroz.

Durante este momento, o CBMAC concentra seus esforços principalmente na prevenção e orientação da população quanto ao uso do fogo e seus riscos. Além das ações educativas, a corporação tem realizado a atualização e reciclagem de sua tropa, além da formação de brigadas de combate a incêndios.

Na semana passada, uma dessas formações foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em uma ação conjunta que reforçou a importância da cooperação entre instituições no enfrentamento aos incêndios florestais.

“Essa formação de brigadas envolveu outros órgãos do estado. Por meio de um termo de cooperação, o Corpo de Bombeiros fez a capacitação e o treinamento dos brigadistas para atuarem em suas unidades de conservação antes do período de estiagem começar”, conta Queiroz.

Monitoramento diário

Para dar mais celeridade ao trabalho que é realizado pela corporação, os militares contam com a união a outras instituições como a Sema e, durante momentos de intensificação do trabalho, também recebem ajuda da Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental.

O monitoramento, realizado em tempo real com o apoio da Sema, é coordenado a partir de uma sala de situação instalada no Comando-Geral do CBMAC. Com essa estrutura, os militares conseguem direcionar e orientar, de forma imediata, as equipes em campo, permitindo que o combate ocorra no exato momento em que a ocorrência se desenvolve.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Silas Câmara quebra o silêncio e se manifesta pela primeira vez após acusações de Antônia Lúcia

Kevin Souza

Investimentos estruturantes e capacitações históricas marcam o ano da Segurança Pública no Acre

Kevin Souza

Mega-Sena não tem ganhador; prêmio vai a R$ 13,5 milhões

Kevin Souza

Prefeitura de Rio Branco encerra 2ª edição do TechJovem com foco na inteligência artificial

Raimundo Souza

Jovens acreanos cantam as raízes nortistas no IV Festival Sol Maior

Marcio Nunes

Com 85% da rede atendida, Acre avança na manutenção de escolas rurais e indígenas

Redacao