23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Copom interrompe ciclo de cortes e mantém a Selic em 10,5% ao ano

Publicado em 19/06/2024

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou a manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 10,5%. Com isso, o colegiado interrompe um ciclo de sete cortes consecutivos iniciados em agosto do ano passado. A decisão. amplamente esperada pelo mercado, marca uma mudança significativa em relação ao cenário previsto até alguns meses atrás, quando a expectativa era que a Selic terminasse o ano entre 9% e 9,5%.

A piora nas expectativas de inflação, com o IPCA de maio vindo acima do esperado e a aceleração nos núcleos, especialmente no setor de serviços, alimentado por um mercado de trabalho aquecido, gerou novas preocupações no Banco Central.

O cenário fiscal também é motivo de alerta. O governo ainda não conseguiu aprovar no Congresso uma medida para compensar a desoneração da folha de pagamentos.

Uma das propostas enviadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi limitar o uso de créditos do PIS/Cofins, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, devolveu a proposta, rejeitando seu uso para aumentar a arrecadação. O governo, comprometido em zerar o déficit no próximo ano, busca alternativas para elevar a arrecadação,

enfrentando já o custo de 26,3 bilhões de reais da desoneração. A projeção inicial era de um superávit de 0,5% do PIB, mas o governo revisou essa meta para um déficit zero, igualando a meta já estabelecida para 2025.

[Veja]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Alergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira

Raimundo Souza

Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais

Jamile Romano

Enem 2024: confira documentos aceitos nos dois dias de provas

Jamile Romano

Lula desiste de tentar apoio de evangélicos após aumento de rejeição e preocupa aliados

Raimundo Souza

Investigação contra padre Júlio Lancellotti é arquivada pela igreja

Raimundo Souza

Conta de energia não terá cobrança extra em dezembro

Marcio Nunes